sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estátua homenageia Maurizio Damilano em Scarnafigi


Maurizio Damilano sagra-se campeão
olímpico nos Jogos de Moscovo, 1980
Foto: multimediavisini.com
 A cidade de Scarnafigi homenageia sábado, 16 de Outubro, o seu filho ilustre Maurizio Damilano, inaugurando uma estátua erigida em sua honra na rotunda mais próxima do local onde tantas vezes o grande atleta iniciou os seus treinos.

Actual presidente do Comité de Marcha da Associação Internacional de Federações de Atletismo, Maurizio Damilano foi campeão olímpico dos 20 km marcha nos Jogos de Moscovo, em 1980, naquele que constituiu o ponto mais alto de uma carreira que viria a incluir dois títulos mundiais consecutivos naquela mesma distância: Roma-1987 e Tóquio-1991.

O monumento, assente num pedestal de quatro metros de altura, compõe-se de um grupo escultórico reproduzindo a imagem do atleta em tamanho natural terminando a prova de Moscovo, tendo por fundo um globo com o mapa de Itália em baixo-relevo.

Além de assinalar desta forma o 30.º aniversário do sucesso olímpico de Maurizio, a autarquia de Scarnafigi atribuirá na mesma ocasião as medalhas de mérito desportivo aos irmãos Giorgio (gémeo de Maurizio e 11.º nos Jogos Olímpicos de Moscovo) e Sandro Damilano, treinador de marcha.

Na cerimónia de inauguração do monumento está prevista a presença de numerosas figuras destacadas do desporto italiano, como os campeões olímpicos Livio Berruti (Roma-1960, 200 m), Stefania Belmondo (Albertville-1992,30 km esqui; Salt Lake City-2002, 15 km esqui) e Piero Gross (Innsbruck-1976, esqui alpino) e os campeões da marcha Carlo Mattioli, Vittorio Visini, Giorgio Rubino e Elisa Rigaudo, além do treinador Pietro Pastorini.