quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Francisco Reis brilha em Inglaterra

Um dos «históricos» da marcha em Portugal, destacando-se como marchador ao serviço do C.F. Santa Iria e internacional desde 1984, Francisco Reis continua a revelar-se um atleta combativo, vencendo com regularidade provas da especialidade em Inglaterra, país que o acolheu profissionalmente há já mais de vinte anos. Em 17 de Outubro, Francisco Reis, com 50 anos e a representar o Ilford A.C., venceu a prova aberta de 10 km de Northampton, registando 49.55 m, com uma vantagem superior a quatro minutos sobre o segundo classificado, Nick Sylvester (Aldershot Farnham, 54.14).

O torneio de Northampton tinha ainda o aliciante da realização de provas de 50 km, com Scot Davies, também do Ilford A.C., a vencer, com 4.28.29 h, enquanto Maureen Noel (Belgrave Harriers) se impunha no sector feminino, com 5.49.55 h.

Franciso Reis visava de início alinhar precisamente nesta prova longa, mas uma arreliadora lesão surgida no início da semana da competição obrigou-o a mudar de ideias, ficando a estreia nos 50 km adiada para melhor oportunidade.

Aguarda-se agora notícia de novos sucessos deste marchador português que na década de 80 participou nos mais empolgantes despiques na luta pelos títulos nacionais da disciplina, tendo feito parte da selecção que pela primeira vez representou Portugal em taças do mundo (Nova Iorque, 1987).