terça-feira, 30 de novembro de 2010

Celorico da Beira realiza 11.º grande prémio de marcha

Carlos Amaral, numa jornada de sensibilização em 1997
A Associação de Atletismo da Guarda e a Câmara Municipal de Celorico da Beira vão organizar a 11.ª edição do Grande Prémio de Celorico da Beira, Memorial Carlos Amaral, que terá lugar a 4 de Dezembro. Nascida em 1996 por obra e dedicação do seu grande impulsionador, Carlos Amaral, esta prova cedo ficou enlutada pelo desaparecimento precoce daquele dirigente e treinador entusiasta, falecido no dia 4 de Dezembro de 1999 (no próprio dia da realização de um dos Grandes Prémios). Postumamente, a iniciativa ainda teve duas edições, já designadas de Memorial Carlos Amaral, mas dificuldades de vária ordem obrigaram a interromper o ciclo de realização do grande prémio, que já não se realizou em 1998, 2003, 2004 e 2005.
Reatada em 2006, manteve-se a designação com que se homenageia o fundador da prova, acrescentando-lhe a disputa do Campeonato Distrital de Marcha Atlética. E é interessante verificar esta preocupação associativa de fazer disputar um campeonato num distrito que não tem grande quantidade de especialistas, apesar de ser sabido que entre os que tem se contarem alguns nomes importantes da especialidade no nosso país, como são o olímpico Pedro Martins, do Centro de Atletismo de Seia, e o jovem promissor Samuel Pereira, do Feras Sportive – União Atlética da Guarda sem esquecermos Pedro Santos que actualmente representa o CIA Ilha Azul (Açores) mas possui no seu curriculum vários títulos nacionais de esperanças, conquistados em representação de clubes do distrito.
Ao longo da história, esta prova foi ocasião para a realização de iniciativas paralelas, com destaque para as jornadas de sensibilização da marcha atlética durante as 2.ª e 3.ª edições e a concentração do grupo de trabalho da selecção nacional, em 1999.
Nesta 11.ª edição, com partidas e chegadas junto ao Jardim Parque “Carlos Amaral”, as provas têm início às 14h00, com as partidas dos benjamins masculinos e femininos seguindo-se, quinze minutos depois, os 10 km absolutos masculinos, os 5 km para veteranos masculinos e os 5 km para juvenis masculinos. Os interessados podem enviar inscrições para a Associação de Atletismo da Guarda, Av. do Estádio Municipal, Bancadas do Estádio, 6300-705 Guarda, ou pelo «e-mail» aaguarda@aag.pt.
A organização da prova oferecerá no final um churrasco a todos os participantes.