terça-feira, 16 de novembro de 2010

Galinheiras faz 18.º grande prémio

O Centro de Atletismo das Galinheiras leva a efeito, dia 20 de Novembro, a 18.ª edição do grande prémio de marcha atlética (10.ª légua). O programa tem início às 14h00, com as provas de benjamins masculinos e femininos de 1 km. Todas as provas são realizadas na pista “Prof. Mário Moniz Pereira”, na Alta de Lisboa.
De acordo com o regulamento (ver secção “Calendário”, ao cimo da página), haverá prémios individuais para os dez primeiros de cada escalão, um prémio especial com o nome do dinamizador da iniciativa, José Henriques, para os melhores tecnicistas (benjamins e infantis), prémios-surpresas para os participantes na prova especial para deficientes e taças para as dez primeiras equipas da geral colectiva.
A entrega dos prémios decorrerá, como habitualmente, na sede do clube organizador, sendo servido um beberete.
Esta edição da prova serve de reconhecimento à ex-atleta Luísa Morais, que competiu pelo clube no período de 1987 a 1994 e fez parte das equipas que alcançaram os títulos nacionais de seniores femininos de marcha atlética em 1991 (Santa Maria da Feira) e 1992 (Rio Maior).
Como sempre, esta iniciativa só é possível dada a determinação de José Henriques (na foto), presidente e treinador do clube, cujo empenho tem permitido oferecer aos jovens daquele bairro lisboeta oportunidades de salutar prática desportiva.
Curiosamente, José Henriques, recorde-se, foi especialista do salto com vara na década de 60, em representação do Sport Lisboa e Benfica, e enquanto atleta um dos seus maiores feitos ocorreu no dia 7 de Agosto de 1966, em Lisboa (Estádio Nacional), ao estabelecer um novo recorde de Portugal na especialidade, com 4,10 m.
Este blogue disponibiliza na secção «Estatística» o historial da competição, de 1985 a 2009.