quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Olga Kaniskina, figura internacional de 2010

Foto: European Athletics
Olga Kaniskina nasceu em 19 de Janeiro de 1985, em Saransk, Rússia. Treinada por Viktor Chegin, iniciou-se na marcha atlética com 15 anos de idade.
Nos últimos quatro anos tem sido impressionante o seu domínio nas principais competições internacionais. Considerada unanimemente como uma das atletas mais perfeccionistas no mundo, Kaniskina é produto de uma política de grande investimento no desporto, em particular na marcha atlética, principalmente nos estabelecimentos de ensino, por parte dos dirigentes desportivos de Saransk, cidade com cerca de 300 mil habitantes, existindo mais que um centro de alto rendimento e pavilhões desportivos de altíssima qualidade.
Em 2006, nos Europeus de Gotemburgo, na primeira grande competição internacional em que participou, Kaniskina foi vice-campeã. Em 2007, nos Mundiais de Osaca, obteve a medalha de ouro. Em 2008, retumbante vitória nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Pequim, alcançando novo recorde da competição (1.26.31). Em 2009, nos mundiais, novamente o ouro em mais outra demonstração de grande classe junto às portas de Brandeburgo, Berlim.
Kaniskina, de apenas 25 anos de idade, voltou a dar provas, em 2010, da sua supremacia ao vencer destacadamente os 20 km marcha dos Europeus de Barcelona, justificando assim a nossa escolha para figura internacional do ano.