quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Rumo a Olhão – revisitando a Taça da Europa de Marcha de 1998 (II edição)

Foto: José Dias
Em 25 de Abril de 1998 realizou-se, em Dudince (Eslováquia), a segunda edição da Taça da Europa de Marcha que reuniu 208 atletas de 28 países.

12 atletas representaram Portugal na competição com José Urbano, hoje reputado massagista, a cotar-se como o melhor representante luso ao classificar-se em 18.º classificado nos 20 km marcha, com o tempo de 1.23.39.
Os outros participantes portugueses foram, nos 20 km marcha (masc.), João Vieira (26.º), Augusto Cardoso (28.º), e Sérgio Vieira (desistente), nos 50 km marcha (masc.), Pedro Martins (23.º), José Magalhães (27.º), Virgílio Soares (29.º), e José Pinto (44.º), e nos 10 km (fem.), Isilda Gonçalves (41.ª), Lígia Gonçalves (47.ª), Inês Henriques (51.ª), e Sofia Avoila (55.ª).
As medalhas de ouro, nas provas masculinas, foram arrecadadas, nos 20 km por Francisco Fernandez (Espanha), com 1.20.31, e nos 50 km por Tomasz Lipiec (Polónia), com 3.42.57. Na prova feminina venceu Nadezda Ryashkina (Rússia), com 43.06.
Na classificação colectiva, triunfos para a Espanha na classificação global masculina (20 e 50 km), com vitória, ainda, em cada uma das provas, e a Itália nos 10 km femininos. Portugal foi quinto na classificação global masculina (6.º nos 20 km, e 7.º nos 50 km), e décimo quarto na classificação feminina.
A delegação portuguesa foi chefiada José Dias (actual juiz internacional de marcha), e enquadraram os atletas os treinadores Luís Dias (então Técnico Nacional de Marcha) e Jorge Miguel. O médico foi o Dr. Basil Ribeiro, e o fisioterapeuta o ex-atleta internacional Jorge Esteves.
A delegação portuguesa viajou no voo da Lufthansa até Budapeste, com mudança em Frankfurt, a que se seguiu uma viajem de autocarro, em si mesmo não superior a hora e meia, mas a longa espera na fronteira entre a Hungria e a Eslováquia, para controlo dos passaportes, demorou para além do previsto. Hoje, como é sabido, já é bem diferente, por via da entrada destes dois países na União Europeia, em Maio de 2004.
A temperatura, no dia da competição, manhã cedo aquando do início da prova de 50 km, era de 12 graus centígrados mas pela tarde os termómetros já marcavam 26º. A velocidade do vento era de 3 metros por segundo.
Foram os seguintes, alguns dos oficiais designados pela Associação Europeia de Atletismo: Janusz Krynicki (Polónia), o delegado técnico; Viliam Martinkovic (Eslováquia), o Juiz-chefe de marcha, Boguslav Nowacki (Polónia), Sandor Kovacs (Hungria), Ilie Popa (Roménia), Jytte Hanneke (Dinamarca), e Nicola Maggio (Itália), os restantes juízes de marcha. O júri de apelo foi constituído por Luis Saladie (Espanha), Maris Peterson (Rússia), e Peter Marlow (Grã-Bretanha).

Colaboração: Nicola Maggio e Janusz Krynicki.