quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Juízes Internacionais de Marcha nos Campeonatos da Rússia

Foto: Avandare
Os próximos Campeonatos de Inverno de Marcha Atlética da Rússia, a realizar em 26 e 27 de Fevereiro, vão ter a presença, pela primeira vez, de juízes internacionais de marcha.

O convite aos juízes de marcha, Peter Marlow (Grâ-Bretanha), Pierce 0'Callaghan (Irlanda), e Luis Saladie (Espanha), foi uma iniciativa da Federação de Atletismo da Rússia e surgiu pela necessidade da presença de três elementos do painel de juízes internacionais de marcha (níveis II ou III da AIFA) atenta a eventualidade de se estabelecer algum recorde mundial. Note-se que a Rússia, apesar de ser considerada a maior potência mundial na marcha, apenas dispõe de um juiz internacional de marcha (nível II), Maris Peterson.

Já no passado, por mais de uma ocasião, recordes mundiais estabelecidos em território da Rússia, não puderam ser ratificados por não estarem preenchidos os requisitos atrás indicados. Foi o caso, em  Fevereiro de 2010, da marca de 1.25.11, obtida pela campeã europeia, mundial e olímpica, Anisiya Kirdyapkina.

Os Campeonatos terão lugar, como habitualmente, em Sochi, cidade localizada no sudoeste do país, perto do mar Negro e ladeada pelas montanhas do Cáucaso, e caracterizada pelo clima ameno que se faz sentir nesta época do ano, e em que as temperaturas raramente descem abaixo dos zero graus centígrados. Visitada por milhares de russos no período de férias, Sochi vai ser palco dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2014.

Colaboração: Arons de Carvalho