sexta-feira, 8 de abril de 2011

Podebrady acolhe encontro internacional de nove países

O eslovaco Matej Tóth, a caminho da vitória
na edição de 2009. Foto: Ivo Piták
República Checa, Bielorrússia, Espanha, Itália, Suíça, Suécia, Hungria, Eslováquia e Lituânia participam amanhã, 9 de Abril, em mais um Encontro Internacional de Marcha de Podebrady, a 50 km da capital checa, Praga. O programa inclui provas de 20 km para seniores masculinos e femininos e de 10 km para juniores, também masculinos e femininos.

Nesta competição, cada equipa pode apresentar até três atletas por prova, sendo a classificação colectiva obtida pelos resultados dos dois melhores elementos de cada formação.

Após marchas iniciais de 1 km para as lendas da marcha checa e de 5 km para jovens e veteranos, o programa do encontro internacional tem início às 13h20 (menos duas horas em Portugal continental), com a partida dos 10 km juniores femininos, a que se segue, dez minutos mais tarde, a partida dos juniores masculinos.

Às 14h45 tem início a prova rainha das senhoras, começando 45 minutos depois os 20 km para homens.

Entre os concorrentes inscritos contam-se como nomes mais sonantes os da checa Zuzana Schindleróvà (vice-campeã europeia de sub-23), da italiana Sibilla di Vicenzo, da espanhola Lorena Luaces, do seu compatriota Benjamin Sánchez e ainda da italiana Anna Clemente, vencedora dos 10 km dos I Jogos Olímpicos da Juventude de Verão, realizados no Verão passado em Singapura.

O Encontro Internacional de Marcha de Podebrady é aberto a atletas de outras nações, sendo esperados cerca de duzentos marchadores, de 14 países.

Nestas provas actuarão os juízes internacionais Miroslav Lapka (Rep. Checa, juiz-chefe), Manfred Bott (Alemanha), Lamberto Vacchi (Itália), Frédéric Bianchi (Suíça), Hans van der Knapp (Holanda), Rudolf Cogan (Rep. Checa) e ainda os juízes checos de nível nacional Alois Lajčík, Juraj Malík e Miroslav Svoboda.