sexta-feira, 13 de maio de 2011

Federação britânica divulga selecção para Olhão

A Grã-Bretanha e Irlanda do Norte vai apresentar em Olhão uma equipa na máxima força para competir na Taça da Europa de Marcha de 21 de Maio, com especial interesse na participação de Johanna Jackson, campeã em título dos Jogos da Comunidade Britânica nos 20 km marcha femininos. Não será uma formação completa, mas naquela selecção conjunta de Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte vêm os melhores valores que a marcha tem produzido naquelas paragens nos últimos anos.

A formação britânica competirá em todas as cinco provas, mas apresentando equipa apenas nos 20 km masculinos e nos 10 km juniores femininos. No primeiro caso será uma equipa com o máximo possível de componentes (quatro), enquanto no segundo os britânicos têm o mínimo de integrantes, o que obrigará a que nenhum dos elementos deixe de terminar a prova, sob pena de a equipa não ser classificada. Nas restantes três provas, a selecção apresenta apenas representantes individuais: um nos 50 km, dois nos 20 km femininos e um nos 10 km juniores masculinos.

Johanna Jackson, que em 2010 registou na Corunha o recorde pessoal de 1.30.41 h, é a figura mais destacada dos dez escolhidos, tendo na sua prova a companhia da compatriota Lisa Kehler. A seu lado estarão também os mais experientes marchadores britânicos na actualidade, os irmãos gémeos Dominic e Daniel King, mas para as provas masculinos. Dominic competirá nos 50 km, onde tem um máximo pessoal de 4.14.55 h, registado este ano em Dudince, enquanto Daniel alinhará nos 20 km, onde detém o recorde pessoal de 1.26.14 h, obtido há três anos em Lugano. Nesta prova terá a seu lado três companheiros muito jovens: o recente vencedor dos campeonatos do Reino Unido, Tom Bosworth, ainda na segunda época de sénior e primeira de internacional, Alex Wright, de apenas 20 anos, e Ben Wears, também de 20 anos.

A selecção da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte inclui ainda três juniores, com nota especial para Jamie Higgins, de 17 anos e a cumprir a primeira época completa como marchador.

É a seguinte a composição total da selecção britânica:

50 km: Dominic King
20 km masculinos: Alex Wright, Ben Wears, Daniel King e Tom Bosworth
20 km femininos: Johanna Jackson, Lisa Kehler
10 km juniores masculinos: Jamie Higgins
10 km juniores femininos: Heather Lewis e Laura Whelan