domingo, 22 de maio de 2011

Jorge Costa termina carreira internacional


Olhão, 21 de Maio de 2011: Jorge Costa corta pela última vez
a meta como membro da selecção nacional.
Foto: O Marchador
A 18.ª internacionalização de Jorge Costa, ocorrida este sábado durante a 9.ª Taça da Europa de Marcha, teve um sabor duplamente especial para o atleta do Clube Oriental de Pechão: por um lado era a primeira verificada na sua terra, em Olhão; por outro, marcava a sua despedida da selecção nacional, ao fim de 12 anos de internacionalizações.

Foram 18 momentos de grande importância desportiva para o «carteiro» olhanense, que registou uma presença nos Jogos Olímpicos (Atenas-2004), três em campeonatos do mundo de atletismo, cinco em taças do mundo de marcha, duas em campeonatos europeus de atletismo e sete em taças da Europa de marcha. Momentos culminantes de uma carreira desportiva de enorme generosidade e dedicação à marcha, seguindo os mais elevados valores do espírito desportivo.

Ao longo dessa carreira, Jorge Costa foi um elemento prestigiador para o atletismo em geral, para a marcha atlética em particular e para a sua terra, facto, de resto, assinalado no próprio momento em que concluiu a sua prova de 50 km em Olhão, quando o presidente da câmara, Francisco José Leal, fez público agradecimento pelo contributo do atleta para o prestígio do concelho.

Jorge Costa despede-se da selecção nacional aos 50 anos com mais uma demonstração de exemplaridade, traduzida na forma sacrificada e determinada com que levou mais um duríssimo esforço até ao fim. Fê-lo para a selecção portuguesa e em honra ao público da terra que o incentivou ao longo de quatro horas e lhe dispensou a maior ovação da sessão.

Um aplauso que era também de todos os amantes do desporto, em reconhecimento de uma carreira sempre norteada para amizade, pela solidariedade, pela generosidade, pela disponibilidade para transmitir o melhor do seu exemplo aos mais jovens.

De Jorge Costa poderá não se esperar mais participações em provas internacionais ao mais alto nível, mas dele se espera agora que como atleta ou em qualquer outra condição prossiga a sua ligação à marcha, ao desporto e à juventude, que nele encontra um exemplo a seguir.

No desporto como na vida.

Que o digam os jovens que com ele convivem em cada nova sessão de treino ou no caminho para mais uma prova.