quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lesão afasta Francisco Fernández da Taça da Europa

José Ignacio Díaz substitui Francisco Fernández na
equipa espanhola para Olhão. Foto: Carlos Pereira
O atleta espanhol Francisco Fernández não poderá competir em Olhão para a Taça da Europa de Marcha Atlética que se realiza este sábado. O marchador granadino sofreu uma rotura no isquiotibial esquerdo, aparentemente sem gravidade mas suficiente para o impedir de dar contributo à equipa espanhola.

Francisco Fernández estava inscrito para os 20 km masculinos e, segundo divulga o sítio em linha da Associação Espanhola de Marcha Atlética (AEMA), considerava-se «em boas condições para lutar com os melhores da prova». O atleta lamenta, por isso, não poder participar na competição, onde «toda a equipa aspira a um bom desempenho». Francisco Fernández desejou aos componentes da equipa espanhola «toda a sorte do mundo».

A contas com uma recuperação que deverá prolongar-se por três semanas, o atleta tem mínimos para os mundiais de Daegu alcançados nos Campeonatos de Espanha de Marcha em Estrada. Preferindo não comprometer a participação nas próximas competições, Paquillo Fernández adiantou em comunicado que, «nestes momentos, o importante é encarar a recuperação com o maior optimismo, a fim de estar em boa forma no resto da temporada».

O último grande sucesso internacional de Francisco Fernández aconteceu em 2008, quando venceu os 20 km da Taça do Mundo de Cheboksary, na Rússia. Antes disso tinha ganho por duas vezes em taças da Europa de marcha (Dudince-1998, Cheboksary-2003), outras duas em campeonatos da Europa de atletismo (Munique-2002 e Gotemburgo-2006) e uma vez em taças do mundo de marcha (Corunha-2006).

A vaga na equipa espanhola para Olhão será preenchida por José Ignacio Díaz, atleta de 31 anos que detém como recorde pessoal nos 20 km 1.21.48 h, marca obtida em 2006 no Grande Prémio de Rio Maior. Este ano, o seu melhor resultado cifra-se em 1.23.51 h, obtido também em Rio Maior.

Nas anteriores participações em taças da Europa de marcha, José Ignacio Díaz foi 31.º nos 50 km em Miskolc-2005 (4.16.30) e 14.º nos 20 km em Leamington-2007 (1.21.57).