sábado, 25 de junho de 2011

Dublin será no domingo a capital dos sonhos de muita gente

O 18.º Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Dublin, prova integrada no circuito da Associação Europeia de Atletismo e ainda pontuável para o Challenge da AIFA, que terá lugar no próximo domingo, 26, na capital irlandesa, é aguardado com grande expectativa.

Para muitos constituirá uma última oportunidade de conseguirem os mínimos para os Mundiais de Daegu, para outros um teste às suas capacidades do momento, e ainda há quem vá tentar um lugar nas Universíadas, a realizar em Shenzhen, China.

A organização, a cargo da Federação Irlandesa de Atletismo, que levará a efeito também os seus campeonatos nacionais, apresenta um vasto programa de provas para todos os escalões etários, com as atenções direccionadas, principalmente, para as do programa olímpico, os 20 km masculinos e femininos, e ainda os 50 km homens, estes a abrir o ciclo, com início pelas 9h30, no belo Parque Phoenix, o maior da Europa, a apenas 3 km do centro da capital.

É grande e valiosa a lista de atletas inscritos: 61 na prova masculina dos 20 km, 28 na feminina e 23 na dos 50 km, provenientes de 18 países europeus (Irlanda, Espanha, Polónia, Ucrânia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Dinamarca, Suíça, Roménia, Finlândia, Holanda, Inglaterra, Lituânia, Bielorrússia, Chipre e Bélgica), de 5 da América (Brasil, Colômbia, Guatemala, Equador e S. Salvador), de 3 africanos (África do Sul, Tunísia e Ilhas Maurícias), de 2 asiáticos (China e Índia) e ainda de um da Oceânia, a Austrália.

Os atletas portugueses, que têm sido presença regular na competição, mas que desta vez primaram pela ausência, têm tido, em alguns casos, resultados muito relevantes. Susana Feitor já uma vez venceu a competição (2001) com a expressiva marca de 1.28.06 nos 20 km, recorde do evento, e o então júnior (2005), Gonçalo Bejinha, provou nos 10 km o doce sabor da vitória, com o tempo de 43.42, que ainda se mantém como recorde da competição.
Os outros recordistas de Dublin são André Hohne (Alemanha), nos 50 km com 3.49.00, Nathan Deakes (Austrália) com 1.18.14, e Gillian O´Sullivan (Irlanda) com 43.29 nos 10 km juniores.

A equipa de juízes de marcha será chefiada pelo irlandês Pierce O'Callaghan, categorizado juiz internacional de marcha (nível III da AIFA) e recentemente eleito para o Comité de Competições da Associação Europeia de Atletismo.

Simultaneamente disputa-se o encontro internacional no qual participam as selecções da Irlanda, Inglaterra, Suíça, Holanda e Dinamarca, e também o meeting Paul Nihill Shield, entre a Irlanda e a Inglaterra, para as provas dos mais jovens.

Será esta prova também uma oportunidade para se observar a actual coqueluche da marcha irlandesa, Kate Veale, medalha de bronze na prova de juniores da Taça da Europa de Marcha, realizada em Maio, em Olhão, e que aposta numa medalha nos Mundiais de Jovens, a realizar em Julho deste ano, em Lille.