sábado, 10 de setembro de 2011

II Jogos Europeus de Veteranos começam hoje

Versão para atletismo da gaivota «Coki»,
a mascote dos II Jogos Europeus de Veteranos
Têm hoje início em Lignano (Itália) os II Jogos Europeus de Veteranos, evento que se prolonga até dia 20 e integra no programa competições de 19 modalidades (oito das quais com variantes paraolímpicas), entre as quais o atletismo. No que respeita à marcha atlética, nesta edição não haverá participação portuguesa, à semelhança, de resto, do que acontecera na primeira edição, realizada em Malmoe (Suécia), em 2008.

Em todo o caso, estão inscritos 102 marchadores, sendo 60 masculinos e 42 femininos, provenientes de 17 países. Com 14 atletas registados e malgrado ser o país organizador, a Itália não apresenta o contingente mais numeroso de marchadores, dado que o maior pelotão marchou da Rússia, com nada menos que 29 inscritos.

O programa prevê a realização de duas provas masculinas (5000 m em pista e 20 km em estrada) e outras tantas femininas (5000 m em pista e 10 km em estrada), com a seguinte distribuição de inscrições:
5000 m masculinos - 52 atletas;
20 km masculinos - 54 atletas;
5000 m femininos - 40 atletas;
10 km femininos - 37 atletas.


O escalão de 55 anos é o que regista maior número de atletas inscritos (21), logo seguido do escalão de 60 anos (19) e do de 70 anos (14). Curiosamente, apenas uma atleta (ucraniana) se inscreveu para o escalão mais baixo dos 35-39 anos, que pelos vistos não suscitou interesse dos marchadores masculinos europeus.

As provas de marcha em estrada terão lugar num circuito de mil metros definido na avenida marginal, com o mar Adriático como fundo.

Lignano é uma cidade do norte de Itália, situada na província de Udine, na costa adriática, 75 quilómetros a leste de Veneza e distando menos de 50 quilómetros da fronteira com a Eslovénia.


Quando da primeira edição dos Jogos Europeus de Veteranos, em Malmoe, as quatro provas de marcha disputadas resultaram no escalonamento de 37 classificações, lideradas por atletas de 12 países, com destaque para a Suécia, com 10 vitórias, a Letónia, seis, e ainda a Rússia e a Ucrânia, ambas com quatro primeiros lugares.