quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Maputo, palco dos Jogos Africanos de 2011

A República de Moçambique acolherá os X Jogos Africanos, que terão lugar em Maputo, capital do país, de 3 a 18 de Setembro deste ano.

Localizado na costa oriental de África, banhada pelo oceano Índico, Moçambique faz fronteira com a África do Sul, Tanzânia, Malawi, Zâmbia e Zimbabwe e tem uma população estimada em cerca de 19 milhões de habitantes.

Espera-se a participação de 6.500 atletas, em representação de 48 países que competirão em 24 modalidades desportivas. Note-se que o evento realiza-se de quatro em quatro anos e a sua primeira edição teve lugar em Brazzaville, República do Congo, em 1965.

O atletismo entrará em cena no dia 11 e terá o último dia de provas a 17. As provas de marcha atlética realizam-se na distância olímpica de 20 km (homens e mulheres) prevendo-se a participação de especialistas da Tunísia, Argélia, Quénia, África do Sul, Cabo Verde, entre outros.

Um facto inédito e histórico constituirá a inclusão na delegação cabo-verdiana, composta por 48 atletas, do jovem Nilson Tavares, especialista de marcha atlética e radicado no Algarve, onde treina sob orientação do técnico Artur Domingos.