domingo, 9 de outubro de 2011

Juízes de marcha serão avaliados este ano

Equipa de juízes na Taça da Europa de Marcha - Olhão 2011.
Foto: O Marchador
Será  a 19 de Novembro que a Federação Portuguesa de Atletismo levará a efeito uma acção de certificação para  juízes de marcha com vista a determinar a composição do novo painel nacional (grau A).

A actividade, que inicialmente estava agendada para Leiria, em Junho passado, mas que teve de ser adiada, decorrerá em Lisboa, na pista Prof. Mário Moniz Pereira, e será conjugada, em parte, com a realização do Grande Prémio de Marcha Atlética das Galinheiras.

Exames teóricos (escritos e orais) e de vídeo, assim como a observação em tempo real da progressão regulamentar dos atletas no decorrer de  algumas das provas organizadas pelo Centro de Atletismo das Galinheiras, constituirão matéria de avaliação.

O painel de examinadores será constituído pelos juízes internacionais da especialidade José Dias e Joaquim Graça (nível III da federação internacional), Ana Toureiro (nível II) e ainda Luís Dias (membro do comité de Marcha da Associação Europeia de Atletismo).

Nunca é de mais relembrar que, para a aquisição de níveis elevados de qualidade no julgamento de provas de marcha atlética nos próximos quatro anos, a participação massiva dos juízes que actualmente compõem os graus A e B do painel nacional é de primordial importância.

Mas, por si só, a certificação, realizada a cada quatro anos, e a actuação dos  juízes em algumas provas nacionais durante uma época não serão suficientes para que tais níveis sejam alcançados na sua globalidade.

Nesta medida, é importante que as estruturas dirigentes nacionais e distritais da arbitragem portuguesa promovam, conjugadamente, em um ou mais fins-de-semana de competições, acções específicas de trabalho junto dos juízes de marcha.