quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Juízes de Marcha têm à disposição, na secção “Ajuizamento”, o manual em língua portuguesa

Em 2 de Fevereiro do corrente ano publicou-se, na secção “Ajuizamento”, o manual de ajuizamento e organização de provas de marcha atlética, escrito em inglês, francês e espanhol, uma edição da Federação Internacional de Atletismo.

Agora, poderão os leitores consultar, na mesma página, a versão portuguesa do referido manual, numa versão reduzida e direcionada para os juízes especialistas no julgamento de provas de marcha, ou que pretendam vir a sê-lo, mas também útil a atletas, treinadores e amantes da disciplina.

No manual poderão ser consultadas algumas das principais regras do regulamento técnico da Federação Internacional e que se relacionam diretamente com a disciplina, nomeadamente as regras 1.ª (competições internacionais), 119.ª (júri de apelo), 125.ª (árbitros), 146.ª (protestos e apelos) e 230.ª (marcha atlética).

Depois, segue-se a descrição, relativamente pormenorizada, e, em alguns casos, ilustrada com fotos e documentos, dos procedimentos mais adequados que o juiz de marcha deverá ter em conta no acto de julgar, dos deveres e obrigações do juiz-chefe de marcha, das melhores posições na observação dos atletas, da função do secretário e das características do quadro de faltas.

A tradução e adaptação do manual, em língua portuguesa, iniciou-se em 2007 e, desde aí, tem sofrido modificações em função de alterações às regras e de novas instruções de caráter procedimental. O trabalho foi desenvolvido por Ana Toureiro, Carlos Gomes, José Dias, Joaquim Graça, José Ganso e Luís Dias.