segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Kate Veale e Elena Lashmanova, promessas europeias de 2011

Elena Lashmanova e Kate Veale fizeram em 2011 uma época
de magníficos desempenhos. Foto: O Marchador
As jovens marchadoras Kate Veale (Irlanda) e Elena Lashmanova (Rússia) contam-se entre as 15 eleitas pela Associação Europeia de Atletismo como promessas da modalidade no Velho Continente no ano desportivo que está a concluir-se.

Principais figuras da marcha jovem dos respectivos países, as duas atletas lideraram as selecções de juniores femininos da Irlanda e da Rússia que em Maio passado competiram em Olhão, na Taça da Europa de Marcha Atlética. Elena Lashmanova terminaria os 10 km em primeiro lugar, enquanto Kate Veale garantia o terceiro lugar, atrás da segunda russa, Svetlana Vasilyeva.

Ainda juvenil, a atleta irlandesa viria em Julho a conquistar o título mundial da categoria em 5000 m marcha durante os campeonatos do mundo realizados em Lille, a que juntou, três semanas depois, o recorde absoluto feminino da Irlanda de 3000 metros marcha, com 12.18,86 m. Remataria a época no princípio de Agosto com novo máximo nacional absoluto nos 5000 m marcha, registando 21.30,18 m durante os Campeonatos da Irlanda, realizados em Dublin.

Aparentemente mais espectacular surge o currículo de Elena Lashmanova, ainda que tivesse ficado nesta eleição cinco lugares abaixo de Veale, talvez por a colega irlandesa ser um ano mais nova. A russa teve uma época de grande notoriedade internacional, iniciada com a vitória clara na Taça da Europa de Olhão.

Voltaria à carga em 21 de Julho para dois feitos extraordinários: a vitória muito folgada nos europeus de juniores de Tallinn e o recorde mundial da categoria que registou nessa mesma prova de 10 mil metros marcha, ao completar a distância em 42.59,48 m, primeira marca alguma vez alcançada por uma júnior abaixo dos 43 minutos.

A lista europeia de «estrelas femininas em ascensão» ficou encabeçada pela velocista britânica Jodie Williams, campeã mundial júnior de 100 e 200 metros, seguida da também velocista e heptatlista holandesa Dafne Schippers e da saltadora em comprimento russa Darya Klishina. Kate Veale ocupou o nono lugar da lista, enquanto Elena Lashmanova ficava na 14.ª posição.

No sector masculino, a escolha da promessa europeia de 2011 recaiu sobre o pesista alemão David Storl, de 21 anos, campeão mundial  em Daegu. Storl ficou à frente de uma lista de notáveis jovens atletas europeus na qual, estranhamente, não foi incluído qualquer marchador. Mesmo sem se conhecer o critério de escolha da Associação Europeia de Atletismo, é difícil não associar a ideia de «estrela em ascensão» a jovens marchadores como o ucraniano Ihor Lyashchenko (vencedor da Taça da Europa de Marcha em juniores masculinos), o alemão Hagen Pohle (2.º em Olhão e campeão europeu de juniores em Tallinn) ou o russo Pavel Parshin (campeão mundial de juvenis em Lille).

Jodie Williams e David Storl receberão os respectivos prémios durante uma cerimónia a realizar em Arona (Espanha) dia 15 de Outubro, gala em que serão entregues também os prémios de melhor atleta europeu do ano (masculino e feminino), cujos titulares serão anunciados esta semana.