sábado, 31 de dezembro de 2011

Domínio da escola de Saransk nos mundiais de Daegu, acontecimento internacional de 2011


Vladimir Kanaykin e Valeriy Borchin, 2.º e 1.º nos 20 km masc.
em Daegu. Foto: Lusa
Muitos foram os adeptos da marcha atlética que notaram a «reedição» do domínio russo nas provas da disciplina dos Campeonatos do Mundo de Atletismo realizados na cidade sul-coreana de Daegu, no final do Verão. Mas poucos terão sido os que se aperceberam de que esse domínio foi obtido graças ao sucesso da escola de marcha de Saransk, de onde provinham todos (sublinhe-se: todos!) os representantes da Rússia nessas provas de marcha.

Para a Rússia (ou para Saransk, como se preferir) foram seis das nove medalhas em disputa nas três provas de marcha do programa, incluindo todas as três medalhas de ouro relativas aos títulos de campeão do mundo obtidos por Olga Kaniskina (20 km fem.), Valeriy Borchin (20 km masc.) e Sergey Bakulin (50 km).

Trata-se de um conjunto de atletas orientado pelo prestigiado treinador Viktor Chiogin, um antigo praticante que na primeira metade da década de 1990 começou a treinar marchadores. Lisboa assistiu a um dos primeiros grandes sucessos deste treinador, quando, em 1994, Irina Stankina se sagrou campeã do mundo de juniores, assim impedindo a realização do sonho português de ver Susana Feitor ganhar essa prova «em casa». No ano seguinte, Stankina viria a tornar-se campeã mundial absoluta durante os campeonatos realizados em Gotemburgo.

A Irina Stankina iriam seguir-se outros grandes nomes da marcha, como German Skurygin (vencedor dos mundiais de Sevila-99, posteriormente desclassificado por dopagem), Aleksey Voyevodin, Viktor Burayev, Sergey Morozov, Vladimir Kanaykin, Roman Rasskazov, Olga Kaniskina, Vera Sokolova, Anisya Kirdyapkina ou Stanislav Emelyanov, entre outros.

O sucesso deste grupo extraordinário, com o qual durante algum tempo ombreou o de Cheboksary (Elena Nikolaeva, Olimpyada Ivanova), tem andado um pouco ensombrado pelos casos de dopagem que atingiram alguns dos nomes masculinos acima referidos. Ainda assim, supondo a legalidade dos sucessos em Daegu, os resultados aí obtidos pelos marchadores russos de Saransk merecem ser considerados como acontecimento internacional de 2011, no que à marcha atlética diz respeito.