sábado, 4 de fevereiro de 2012

Amanhã realizam-se os campeonatos brasileiros de 50 km marcha

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) organizará amanhã a primeira prova oficial do ano, a Copa Brasil Caixa de Marcha de 50 km, na cidade de Barueri, na zona Oeste da Grande São Paulo, manhã bem cedo (6.30 horas).

A competição, disputada num circuito de 1 km, possibilitará a selecção dos melhores atletas brasileiros na distância para as grandes competições internacionais, a ocorrer este ano tais como, o campeonato sul-americano de marcha, no Equador, já em março (mínimo de 4.45.00) e, dependendo dos tempos obtidos, a eventual participação na  Taça do Mundo (Saransk) e nos Jogos Olímpicos (Londres).

Se para Saransk (Rússia), a tarefa, nomeadamente para o melhor especialista brasileiro da atualidade, o recordista na distância, Mário José dos Santos Júnior (3.58.30), não se revela de elevada dificuldade já que os mínimos fixados são de 4.01.21, no entanto, quanto ao mínimo olímpico, é muitíssimo improvável que algum atleta brasileiro se aproxime sequer da exigente marca 3.49.32, estabelecida pela CBAt e assim fixada pela média encontrada dos 12.ºs tempos verificados nos três últimos Mundiais ou Jogos Olímpicos.

Mário José, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2003, campeão brasileiro em título nos 20 km, só deseja que a temperatura não seja muito alta de modo a permitir-lhe lutar por um tempo abaixo das 4 horas. Alcançando este objetivo quer logo outro: repetir 2008 - Taça do Mundo de Cheboksary, quando aí obteve mínimos para as olimpíadas (Pequim).