terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Campeonatos de Rússia dão melhores marcas mundiais

Sergey Kirdyapkin, de novo
em grande forma.
Foto: Carlos Pereira
O tempo frio e chuvoso verificado em Sóchi no passado fim-de-semana foi bom conselheiro para os atletas participantes nos Campeonatos da Rússia de Inverno de Marcha, permitindo a obtenção das melhores marcas mudiais nas distâncias contempladas pelo programa. Nos 35 km masculinos, disputados logo na abertura da jornada de sábado, Sergey Kirdyapkin deu mostras de estar regressado à melhor forma e estabeleceu um novo recorde pessoal para vencer com 2.25.42 h, menos 17 segundos que o segundo, o jovem Mikhail Ryzhov, de 20 anos (2.25.59). No terceiro posto terminou Ivan Noskov (2.26.32), sendo todos os três primeiros classificados oriundos da República da Mordóvia.

Na prova feminina de 20 km, realizada logo de seguida com a ausência das potenciais favoritas Olga Kaniskina e Anisya Kirdyapkina, a esperada vencedora era Vera Sokolova. No entanto acabria desclassificada e a vitória foi para campeã europeia de juniores de 2009, Elmira Alembekova, com 1.25.27 h, à frente da actual campeã e recordista mundial de juniores Elena Lashmanova (1.26.30), na sua primeira importante competição como sénior. Terceiro lugar para Irina Umanova (1.26.47), a única não mordoviana, já que provém da vizinha República da Chuváchia.

Alembekova superou em mais de dois minutos o anterior máximo pessoal, cifrado à partida em 1.27.35 h e estabelecido na cidade russa de Voronovo em 17 de Setembro último, sendo agora a sétima melhor de sempre a nível mundial.

Nos 20 km masculinos, prova disputada na parte da tarde da primeira jornada, triunfo para Andrey Ruzavin, com 1.17.47 h, seguido de Sergey Morozov (1.17.52) e do campeão mundial universitário Andrey Krivov (1.18.25). Melhor classificação poderia esperar-se de Stanislav Emelyanov, apenas quarto, mas ainda assim com uma marca muito considerável de 1.18.29 h.

Também aqui, todos os primeiros classificados eram provenientes da Mordóvia, devendo assinalar-se que o vencedor, campeão europeu de juniores de 2005, nunca antes tinha baixado de 1h20 na distância, detendo à partida um recorde pessoal de 1.20.07 h, estabelecido em 2007. Ruzavin é agora o nono mundial de sempre nos 20 km marcha.

Todos os vencedores registaram as melhores marcas mundiais do ano nas distâncias correspondentes, sendo clara a supremacia dos atletas da Mordávia, facto que deixou muito satisfeito o treinador responsável pela orientação dos atletas de Saransk. Para Viktor Chegin, os resultados alcançados este sábado «significam que no ano olímpico estamos no caminho certo».

Em declarações ao correspondente do «site» da federação internacional, Chegin acrescentou: «O que mais me agradou? Para mim, seguramente, o sucesso dos nossos jovens marchadores representa muito. Repare: a maior parte dos medalhados são jovens que ganharam não apenas os campeonatos absolutos da Rússia mas também na categoria de sub-23. O único aborrecimento foi a desclassificação de Vera Sokolova – trata-se de uma marchadora talentosa e a sua desclassificação foi uma surpresa. Mas nas provas de marcha isso acontece, por isso não perdemos a esperança.»

Colaboração: Kristina Saltanovic