sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Hobart (Austrália) recebe a primeira etapa do challenge mundial

Jared Tallent, o favorito.
Foto: Federação Australiana de Atletismo.

A primeira etapa do challenge mundial de marcha da Federação Internacional de Atletismo vai ter lugar este sábado em Hobart, capital do estado australiano da Tasmânia.

A competição, que englobará os campeonatos autralianos e ainda o Troféu da Oceânia de Marcha Atlética, na prática um duelo entre o país anfitrião e a Nova Zelândia, vai disputar-se nas distâncias de 20 km seniores e de 10 km juniores, num circuito de 2 km. Reveste-se de especial importância para os atletas australianos na medida em que deverão ser escolhidos os seis que representarão o país nos 20 km marcha (masculinos e femininos) dos Jogos Olímpicos de Londres.

Recorde-se, os australianos são uma das grandes potências mundiais na especialidade, Nos últimos 7 anos tem sido frequente a obtenção de medalhas em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos. Neste últimos, desde 1996 que há sempre um australiano nos oito primeiros classificados o que diz bem do seu prestígio, talvez, só igualável às proezas internacionais na natação.

Jared Tallent, duas vezes medalhado nos Jogos de Pequim, é o favorito na prova masculina, ele que venceu as duas últimas edições da prova. Na prova feminina, Claire, a sua esposa, procurará o seu terceiro título consecutivo e um lugar na equipa para Londres.