sábado, 18 de fevereiro de 2012

Juízes de Marcha em Huaian, China

Juízes de marcha e director de competição.
Foto: O Marchador.
Na foto, a equipa de juízes internacionais de marcha dos campeonatos nacionais de inverno da China, realizados em Huaian, província de Jiangsu. Cidade com 5 milhões de habitantes está localizada no sudoeste desse imenso país asiático.

Foram muito agradáveis os momentos partilhados por Pierce O’Callaghan, Nicola Maggio, José Dias, Colin Fee, Khoo Chong Beng, Sílvia Hanusova e outros colegas chineses numa, também, muito útil troca de experiências e visões sobre a realidade da marcha atlética nos respetivos países, com abordagem, também, da atual conjuntura internacional da especialidade.

As competições, realizadas no fim de semana de 11 e 12 deste mês, com uma temperatura, a rondar os zero e os sete graus centígrados chegando, inclusive, a nevar na manhã de domingo, foram disputadas num circuito, totalmente plano, de 2 km de perímetro.

Excelentemente organizadas, as provas atraíram cerca de cinco centenas de atletas perante numeroso público. Só as de 20 km (masculinos e femininos), contaram, cada uma, com mais de uma centena de atletas.

No jantar de boas vindas, Zhaocai Du, vice-presidente, secretário-geral e também treinador nacional, da Federação de Atletismo da China, enalteceu e agradeceu o contributo positivo dos juízes no melhoramento do nível qualitativo da marcha atlética na China. Du concluiu referindo que a sua federação tem traçado um ambicioso plano de desenvolvimento da especialidade por toda a China desejando que, a nível internacional, a marcha possa integrar a Liga Diamante da Federação Internacional de Atletismo.