terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mário José dos Santos Júnior é campeão brasileiro de 50 km marcha

Cláudio Richardson, Mário Santos Júnior e Luis Felipe dos Santos.
Foto: João Pedro Nunes - CBAt
Mário José dos Santos Júnior confirmou o favoritismo que lhe era apontado vencendo, pela terceira vez, os campeonatos brasileiros de 50 km marcha, disputados este domingo em Barueri (São Paulo) no tempo de 4.16.31 horas.

O muito calor que se fazia sentir em São Paulo impossibilitou os atletas de realizarem as provas de acordo com o planeado. Note-se que à hora partida (6.30) já os termómetros marcavam 21 graus, às 8 horas tinham subido aos 27 graus e na parte final da competição já registavam 32 graus!

Mário José, que almejava alcançar o mínimo estabelecido para a Taça do Mundo de Marcha, declarou ter-se sentido bem apesar das condições atmosféricas adversas para este tipo de competição apostando, agora, em consegui-los, no fim do próximo mês, na Europa. Supomos, estaria a pensar em Dudince, na Eslováquia.

Cláudio Richardson, segundo classificado (4.19.29), pela primeira vez nas últimas sete edições não conquistou o título. No entanto, mostrava-se muito satisfeito atendendo às dificuldades sentidas nas últimas semanas devido a problemas físicos.

A última posição do pódio foi ocupada por Luis Felipe dos Santos, com o tempo de 4.27.29 horas. Este atleta, tal como o vencedor, é treinado por Adauto Domingues, antigo corredor de meio fundo e fundo, agora técnico dos quadros do atletismo do BM&Fbovespa.

Os três primeiros classificados terão direito a representar o Brasil no campeonato sul-americano de marcha, a realizar nos dias 17 e 18 de Março, na cidade equatoriana de Guaiaquil.

Durante a realização da competição, a Federação Paulista de Atletismo levou a efeito um Festival de Marcha Cidade de Barueri, com provas destinadas a todos os escalões etários que atraíram dezenas de participantes e constituiu um bom incentivo ao desenvolvimento da especialidade.