quarta-feira, 21 de março de 2012

Dudince terá participantes em número recorde

Foto: 360cities.
A edição n.º 31  do Grande Prémio de Dudince, evento incluído no circuito da Associação Europeia de Atletismo e pontuável para o Challenge da Federação Internacional de Atletismo (categoria C), vai realizar-se no próximo sábado (31) e é esperado um número recorde de atletas.

A tranquila e acolhedora vila de Dudince, que anualmente atrai milhares de forasteiros em busca de tratamentos termais, acolherá 343 marchadores, provenientes de 34 países, 110 (!) dos quais inscritos para a mais emblemática competição do programa, os 50 km, com início marcado para as 8:30 horas.

O lote de inscritos nos 50 km, além de ser extenso, é realmente de grande valia destacando-se, de entre todos, o italiano Alex Schawzer que no último domingo, em Lugano, realizou um fantástico resultado nos 20 km, com recorde de Itália, e prepara-se para brilhar na distância maior. Recorde-se que Schawzer é o recordista do seu país, com um dos melhores tempos mundiais de sempre, 3.36.04, feitos em 11-02-2007.

O francês Yohann Diniz, que no último fim-de-semana bateu também o recorde do seu país nos 20 km, é outra das grandes figuras da competição. No ano passado, em Dudince, bateu o recorde de França dos 50 km, com 3.38.45, também recorde da prova. Três eslovacos procuram o mínimo “A” para Londres (Milos Batovsky, Anton Kucmin e Dusan Majdan), enquanto que Matej Toth, o melhor de todos, já está pré-selecionado indo competir nos 20 km.

Os 50 km de Dudince constituirão Campeonatos da Eslováquia e, também, da República Checa e da Hungria. De assinalar a inauguração de um novo circuito, com uma volta de 1 km, servindo de teste à Taça da Europa que se realizará, nesse mesmo local, em 2013.

Sílvia Hanusova (Eslováquia), juiz internacional de marcha e que desde 2011 integra o painel mais elevado de especialistas da federação internacional, vai ser, de novo, a juiz-chefe da competição.

Por fim, uma nota especial para Peter Marlow. Personalidade de grande relevo no panorama internacional da marcha atlética, e figura querida das gentes de Dudince tendo-lhe mesmo sido atribuído, há anos, o título de Cidadão Honorário, em sessão solene da Câmara Municipal, está indicado para delegado da Associação Europeia de Atletismo. No entanto, um delicado problema de saúde impede-o de estar presente. A equipa de “O Marchador”, deseja-lhe, sinceramente, um rápido estabelecimento.