sexta-feira, 13 de abril de 2012

Estrelas vão brilhar em Rio Maior

Foto: Carlos Pereira
A cidade de Rio Maior acolhe este sábado, a partir das 15h30, a 21.ª edição do grande prémio internacional de marcha atlética, competição cujas provas de seniores e juniores (extra) são integradas no 10.º Challenge de Marcha da AIFA.

Num primeiro momento terão lugar a Marcha Jovem de Promoção (2 km para benjamins a iniciados, 15h30) e a Légua de Marcha de Promoção (5 km para juvenis a veteranos, 16h00).

Num segundo momento vão para a estrada as competições do Challenge, iniciando-se às 17h30 as provas femininas de 20 km e extra de 10 km para juniores. Quinze minutos depois será dada a partida para as mesmas duas distâncias do sector masculino.

Será nesta segunda parte do programa (juniores e seniores) que vão estar a competir os mais credenciados especialistas inscritos, com especial destaque para o superquarteto das internacionais femininas portuguesas (Ana Cabecinha, Inês Henriques, Susana Feitor e Vera Santos) e para o recordista nacional de 20 e 50 km, João Vieira, ao lado do irmão Sérgio, Vieira.

No sector feminino há ainda a destacar a presença de outras atletas de grande notoriedade internacional, como  as espanholas Beatriz Pascual e Júlia Tacaks, a irlandesa Olive Loughnane e a alemã Sabine Krantz.

Entre os homens, os melhores portugueses terão a oposição dos mexicanos Eder Sánchez, Omar Zepeda, Ever Palma e Omar Segura, do eslovaco Matej Toth, do irlandês Robert Heffernan, do equatoriano Andrés Chocho e do chileno Yerko Araya. Note-se a presença de grande quantidade de marchadores do continente americano – Canadá, México, Colômbia, Equador, Brasil, Chile e Argentina, países de onde provêm nada menos que 28 dos 77 inscritos (36%) nas provas para masculinos e femininos de 20 km. Alguns deles à procura de suceder aos russos Olga Kaniskina e a Valeriy Borchin, vencedores em Rio Maior há um ano.

O 21.º Grande Prémio de Rio Maior será decisivo para a definição da selecção portuguesa para a Taça do Mundo de Marcha de Saransk (12 e 13 de Maio), constituindo também prova de observação com vista aos Jogos Olímpicos de Londres.