domingo, 29 de abril de 2012

Itália nomeia selecção para Taça do Mundo

Sibilla di Vincenzo, Antonella Palmisano e Federica
Ferraro: do pódio de Podebrady, há uma semana,
para a selecção italiana. Foto: Jan Kucharčík
Com a ausência da maior figura do atletismo italiano da actualidade (Alex Schwazer, dispensado para concentrar a preparação no objectivo maior da época, os Jogos Olímpicos de Londres), Elisa Rigaudo é a atleta de maior relevância da selecção de Itália para a Taça do Mundo de Saransk. Medalhada de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Rigaudo vai liderar aos 31 anos uma formação em que predomina a juventude: dos 14 atletas seniores seleccionados, nove têm menos de 25 anos.

Esta poderá ser uma selecção italiana de transição, que inclui ainda a campeã olímpica da juventude de 2010 Anna Clemente, então ainda juvenil. Neste ano, Clemente registou como melhor nos 10 km 48.30 m, marca obtida durante o 80.º Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Podebrady, onde foi segunda do escalão.

A Itália é uma das selecções mais consagradas da história das taças do mundo de marcha, já com 51 anos de existência (33, no sector feminino). Em algumas ocasiões tem mesmo sido a «camisola azul» a subir ao degrau mais alto do pódio. Assim sucedeu logo na primeira edição (Lugano-1961), com a vitória de Abdon Pamich nos 50 km, com 4.25.38 h.

Depois, foi preciso esperar até 2002 para nova vitória individual transalpina, a cargo de Erica Alfridi, que em Turim registou 1.28.55 h para ganhar os 20 km femininos, após vivo «sprint» com a consagrada russa Olimpiada Ivanova. Já em 2010, na edição de Chihuahua, Antonella Palmisano impôs-se nos 10 km juniores femininos, com 47.52 m.

Um pouco mais farta é a mesa colectiva italiana, com vitórias masculinas em 1981 (Valência), 1991 (San Jose) e 2008 (Chebosary) e, no sector feminino, em 1993 (Monterrey).

Composição da selecção italiana
10 km juniores femininos
Anna Clemente
Elena Poli

10 km juniores masculinos
Francesco Fortunato
Vito Minei

20 km femininos
Sibilla Di Vincenzo
Federica Ferraro
Eleonora Anna Giorgi
Antonella Palmisano
Elisa Rigaudo

20 km masculinos
Vito Di Bari
Matteo Giupponi
Riccardo Macchia
Giorgio Rubino

50 km
Teodorico Caporaso
Marco De Luca
Lorenzo Dessi
Jean Jacques Nkouloukidi
Federico Tontodonati