sexta-feira, 20 de abril de 2012

Podebrady acolherá seleções nacionais de 11 países


Aproxima-se mais uma partida para o G.P. Podebrady.
Foto: Podebradywalking.com
A 80.ª edição do grande prémio internacional de marcha atlética de Podebrady, cidade termal da República Checa, a apenas 50 km da capital (Praga), terá lugar amanhã, sábado, e reunirá as seleções nacionais da República Checa, Bielorrússia, França, Itália, Alemanha, Grécia, Eslováquia, Suécia, Suíça, Ucrânia e Grã-Bretanha.

Comparativamente à edição de 2010, com 9 países, Espanha, Hungria e Lituânia não participam desta vez, enquanto França, Grã-Bretanha, Alemanha, Grécia e Ucrânia assinalam a sua entrada num dos mais prestigiados e antigos "meetings" a nível mundial.

Na competição coletiva, aberta à participação de atletas de outros países, a título individual, o programa inclui provas de 20 km para seniores masculinos e femininos e de 10 km para juniores, também masculinos e femininos. Cada equipa pode apresentar até três atletas por prova, sendo a classificação coletiva obtida pelos resultados dos dois melhores elementos de cada formação.

Após marchas iniciais de 1 km para as lendas da marcha checa e de 5 km para jovens e veteranos, o programa do encontro internacional tem início às 13h20 (menos duas horas em Portugal continental), com a partida dos 10 km juniores femininos, a que se segue, dez minutos mais tarde, a partida dos juniores masculinos. Às 14h45 tem início a prova rainha das senhoras, começando 45 minutos depois os 20 km para homens.

De acordo com o programa apresentado, o corpo de juízes de marcha é constituído pelos internacionais Miloslav Lapka (República Checa), juiz-chefe, igualmente presidente do comité organizador, Peter Marlow (Grã-Bretanha) mas a quem, infelizmente, motivos de saúde impedem de estar presente, Christian Melchior (Alemanha), Frédéric Bianchi (Suíça), Hans van der Knapp (Holanda), Janusz Krynicki (Polónia) e ainda os juízes checos de nível nacional Alois Lajčík, Juraj Malík e Miroslav Svoboda.