quarta-feira, 18 de abril de 2012

Portugal apresenta 16 atletas na Taça do Mundo de Saransk

Augusto Cardoso registará em Saransk a 11.ª presença
em taças do mundo. Foto: Atletissimo
A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou esta quarta-feira a composição da equipa que vai representar Portugal na 25.ª Taça do Mundo de Marcha, a realizar em Saransk, na Rússia, a 12 e 13 de Maio.

O seleccionador escolheu uma formação completa nos 50 km, uma participção sem equipa completa nos 20 km masculinos (dois atletas), o mesmo conjunto que venceu colectivamente os 20 km femininos na edição anterior (Chihuahua-2010) e cinco juniores, sendo três masculinos e dois femininos.

Para além da defesa do título feminino de seniores, a Taça do Mundo de Saransk terá para as cores portuguesas a especial relevância de ser o último momento de observação dos atletas para os Jogos Olímpicos de Londres (27 de Julho a 12 de Agosto).

De assinalar ainda que, aos 41 anos, Augusto Cardoso é seleccionado pela 11.ª vez para taças do mundo de marcha, tornando-se um dos atletas com maior número de presenças em toda a história da competição, iniciada em 1961, então com a designação de Taça Lugano. Pela quarta vez, essa participação faz-se na equipa de 50 km, depois de Pequim-1995, Corunha-2006 e Cheboksary-2008. Nos femininos, Susana Feitor registará em Saransk a nona presença em taças do mundo.

A delegação portuguesa terá o enquadramento técnico dos seguintes treinadores: Carlos Carmino, Jorge Miguel, Paulo Murta e José Magalhães.

Selecção de Portugal
10 km juniores femininos
Filipa Ferreira (CO Pechão)
Mara Ribeiro (CN Rio Maior)


10 km juniores masculinos
Samuel Pereira (CA Seia)
Miguel Carvalho (CN Rio Maior)
Bruno Pedro (GA Casais do Vento)


20 km femininos
Vera Santos (Sporting CP)
Ana Cabecinha (CO Pechão)
Inês Henriques (CN Rio Maior)
Susana Feitor (Individual)


20 km masculinos
João Vieira (Sporting CP)
Sérgio Vieira (SL Benfica)


50 km
Augusto Cardoso (ADRE Palhaça)
Pedro Martins (CA Seia)
Pedro Isidro (SL Benfica)
Dionísio Ventura (FAMA Ferreira do Alentejo)
Luís Gil (CS Marítimo)