sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ibero americanos começam hoje na Venezuela

Conhecida pela cidade dos crepúsculos devido aos seus magníficos entardeceres, Barquisimeto, localizada a 363 quilómetros da capital venezuelana, Caracas, vai receber a partir de hoje e até domingo os XV Campeonatos Ibero-americanos de Atletismo.

Desta feita a delegação portuguesa não incluirá nenhum marchador. A listagem dos atletas inscritos nas provas de marcha contempla o nome do marchador benfiquista Pedro Isidro mas provavelmente o clube que o atleta representa não terá dado o seu aval à sua participação no evento atendendo, supomos nós, à disputa neste fim-de-semana dos Nacionais Clubes da I Divisão. Apesar da equipa encarnada dispôr de outro marchador de créditos firmados, Sérgio Vieira.

A participação de marchadores portugueses nos ibero-americanos tem sido regular, pelo menos nas últimas edições e com bons resultados. José Pinto foi o primeiro a representar as cores nacionais e obteve, em 1983, em Barcelona, a medalha de prata. Na última edição, em 2010, em San Fernando, Espanha, Ana Cabecinha obteve a medalha de ouro.

O registo de medalhas obtidas por marchadores portugueses é interessante: João Vieira (prata), no Rio de Janeiro, Brasil, em 2000, Ana Cabecinha (prata), em Huelva, Espanha, em 2004, Ana Cabecinha (ouro), em Ponce, Porto Rico, em 2006, Maribel Gonçalves (ouro), em Iquique, Chile, em 2008, Ana Cabecinha (ouro), Inês Henriques (bronze), e Pedro Isidro (bronze), em San Fernando (Espanha), em 2010.

Listagem de atletas inscritos nas provas de marcha:

20.000 metros masculinos
Juan Manuel Cano, Argentina
Ronal Rey Quispe Misme, Bolívia
Moacir Zimmermann, Brasil
Jonathan Riekmann, Brasil
Gustavo Adolfo Restrepo Baena, Colômbia
James Aurelio Rendon Villegas, Colômbia
Bernardo Calvo Aguilar, Costa Rica
Pedro Isidro, Portugal
Yerenman Asdrubal Salazar Guzman, Venezuela
Wilman Edinson Vera Bracho, Venezuela

10.000 metros femininos
Elianay Santana da Silva Pereira, Brasil
Tania Regina Splinder, Brasil
Ingrid Johana Hernandez Castillo, Colômbia
Arabelly  Orjuela Sanchez, Colômbia
Yadira Alexandra Guamán Maza, Equador
Lizbeth Silva Miranda, México
Gabriela Kimber Garcia Leon, Peru
Nayibeth del Carmen Rosales Lopez, Venezuela
Milanggela Franchesca Rosales Davila, Venezuela