sábado, 21 de julho de 2012

Jefferson Pérez candidata-se à Comissão de Atletas do COI

Jefferson Pérez
O equatoriano Jefferson Pérez, campeão olímpico nos 20 km marcha de Atlanta, em 1996, e medalha de prata em Pequim, em 2008, é o único atleta do continente americano a candidatar-se a uma das quatro vagas para a Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional.

Dos 21 atletas propostos pelo COI, Jefferson terá a companhia, entre outros, da checa Barbora Spotakova, ouro em Pequim (dardo), do sueco Stefan Holm, ouro em Atenas (altura), do japonês Koji Murofushi, ouro em Atenas (martelo), e da marchadora portuguesa Susana Feitor.

Jefferson, de 38 anos, retirado da alta competição há alguns anos, é formado em administração de empresas e dirige hoje a  sua própria empresa, ligada à atividade desportiva.

Tri-campeão mundial (Paris, em 2003, Helsínquia, em 2005, e Osaca, em 2007), o atleta equatoriano, que foi uma das grandes surpresas dos Jogos de Atlanta a tal ponto que o comité organizador teve dificuldades em encontrar a bandeira e o hino do seu país, manifestou-se desejoso de poder contribuir no incentivo dos princípios éticos e morais no desporto e uma grande honra em, eventualmente, ser merececedor da preferência dos eleitores, os atletas participantes nos Jogos de Londres.

Os candidatos a tal eleição estão interditos do uso de meios publicitários ou redes sociais podendo, sim, fazer a campanha promocional através de contatos diretos. Os resultados da votação serão anunciados pelo COI no dia 7 de agosto.