domingo, 22 de julho de 2012

Jorge Salcedo chefia oficiais técnicos em Londres

Jorge Salcedo. Foto: Carlos Lineu Miranda
Jorge Salcedo, secretário-geral da Federação Portuguesa de Atletismo e membro da Associação Europeia de Atletismo, vai tomar em suas mãos a missão de chefiar a equipa de oficiais técnicos internacionais que atuará nos Jogos Olímpicos, de 3 a 12 de agosto próximo.

Considerado, justamente, o melhor juiz de atletismo do mundo, Salcedo marcará presença pela quarta vez consecutiva num certame desta grandeza planetária. Estreou-se em Sydney, em 2000,  na qualidade de oficial técnico internacional, e foi nomeado em Atenas, em 2004, e em Pequim, em 2008, na qualidade de delegado técnico.

A carreira internacional de Jorge Salcedo pode e deve ser considerada, a todos os títulos, invejável no panorama do atletismo e do desporto em geral, no nosso país. Filho de um antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Afonso Salcedo Fernandes, também antigo atleta e dirigente do Sporting Clube de Portugal, nos anos 60, foi pelas mãos do pai que abraçou o atletismo.

A Taça da Europa da Maratona, realizada em Barcelona, no ano de 1983, constituiu para Salcedo a estreia em funções oficiais numa grande competição internacional, integrando o júri de apelo. A partir daí têm-se sucedido, ininterruptamente, nomeações internacionais do mais alto nível. Por exemplo, só neste ano, foi delegado técnico nos mundiais de pista coberta, em Istambul, e integrou o júri de apelo nos mundiais de juniores, em Barcelona. Para 2013, outra tarefa de grande responsabilidade o espera: será um dos delegados técnicos dos mundiais de atletismo, que terão por palco Moscovo.

Com grande capacidade de diálogo e liderança, tem sabido, com mestria, gerar consensos e motivar as equipas com quem tem trabalhado. Nos últimos quase vinte anos exerceu, invariavelmente, a presidência de comités organizadores de grandes eventos internacionais realizados em Portugal. Citamos quatro deles, todos muito bem sucedidos: em 1994, em Lisboa, os mundiais de juniores, com a equipa da logística (transportes e alojamentos) a ser constituída, na sua maioria, por elementos da marcha atlética; em 2000, em Vilamoura, os mundiais de corta-mato; em 2001, em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, os mundiais de pista coberta; e, em 2011, em Olhão, a Taça da Europa de Marcha, considerada por muitos especialistas o melhor evento já realizado em competições do género.

Desde 1991 membro do Comité Técnico da Federação Internacional, que preside desde 1999, Jorge Salcedo, grande amigo e excelente pessoa, tem desempenhado funções relevantes na formação e certificação de juízes de atletismo no nosso país, alguns com desempenhos meritórios além-fronteiras.

Em nome da equipa do blogue “O Marchador” e comungando, certamente, os sentimentos da comunidade atlética, as nossas maiores felicitações e um grande BEM-HAJA!