segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Marchadores portugueses em Londres - Pedro Isidro


Pedro Isidro, na Taça da Europa de Marcha de 2011, em Olhão.
Foto: O Marchador
50 km marcha
Nascimento: Aveiras de Baixo, Azambuja, 17/7/1985
Recorde pessoal: 3.58.00 h (Saransk, 13/5/2012)
Clube: Sport Lisboa e Benfica
Treinador: Luís Dias

Com uma carreira internacional dotada já de várias presenças em importantes competições colectivas, Pedro Isidro regista na capital britânica a estreia olímpica, participando em Londres pela primeira vez em provas de marcha sujeitas a mínimos. No caso, apresenta-se com mínimos B alcançados durante a prova de 50 km da Taça do Mundo de Marcha, em Saransk, na Rússia, a 13 de Maio. Só que esses mínimos eram de nível A segundo a lista da federação internacional, razão que acabou por determinar a integração do atleta benfiquista na missão olímpica portuguesa para Londres.

Saransk constituiu a sua terceira presença em taças do mundo, depois de Cheboksary-2008 e Chihuahua-2010, estas na distância de 20 km. Na primeira dessas presenças registaria aquele que se mantém como seu recorde pessoal da distância olímpica mais curta, com 1.25.22 h.

O marchador do Benfica participa nos Jogos Olímpicos de Londres como 53.º melhor do mundial em 2012. No entanto, na linha de partida, esse valor relativo será muito aumentado, dado o limite de contingentação, que impõe um máximo de três atletas de cada país por prova, afastando da competição uma boa dezena e meia de representantes «secundários» de potências como a Rússia, a China, o México ou até o Japão e a Ucrânia.

Parte significativa da experiência internacional de Pedro Isidro tem sido registada num nível competitivo diferente, com a presença assídua em campeonatos do mundo ou da Europa em pista coberta ou ao ar livre de deficiência intelectual, área onde conta por títulos as participações concretizadas.