segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Schwazer fora dos Jogos por controlo positivo de dopagem

Alex Schwazer, em Dudince, após a vitória
de Março passado. Foto: Peter Kovác
A Federação Italiana de Atletismo (Fidal) anunciou esta tarde que o marchador Alex Schwazer foi excluído da equipa olímpica italiana para os Jogos de Londres em consequência de um controlo positivo de dopagem. A informação foi divulgada após o Comité Olímpico Italiano (CONI) ter anunciado a exclusão de um atleta (que não identificou) após controlo de «doping», apesar de esse atleta ainda não se encontrar em Londres.

Numa reacção já publicada pela agência noticiosa italiana ANSA, o atleta do Tirol italiano assumiu ter cometido um erro grave. «Queria estar mais forte para estes Jogos Olímpicos e acabei por cometer um erro. A minha carreira acabou.»

Campeão olímpico em título na prova longa, Alex Schwazer era um dos favoritos para os 50 km marcha, agendados para a manhã do próximo sábado. Estava creditado com uma marca de 3.40.58 h, alcançada em Dudince a 24 de Março deste ano, e um recorde pessoal de 3.36.34 h (Rosignano Solvay, 11/2/2007). O atleta estava também inscrito para participar na prova de 20 km realizada sábado passado, mas acabou por não alinhar alegando ter-se engripado.

A decisão de afastar Schwazer dos Jogos de Londres com efeitos imediatos foi tomada pelo presidente do CONI, Giovanni Petrucci, depois de ouvido o chefe da missão olímpica italiana, Raffaele Pagnozzi, e logo transmitida ao chefe da equipa italiana de atletismo em Londres. Na base da decisão esteve a notificação do controlo positivo proveniente da Agência Mundial Antidopagem (AMA), ainda que não tenha sido indicada a data ou a circunstância em que o controlo foi realizado nem identificada a substância ou o método proibido. No entanto, as agências noticiosas internacionais já adiantaram que Alex Schwazer recebeu a visita de uma equipa da AMA a 30 de Julho, durante o estágio que estava a realizar na estância de Oberstdorf, no Sul da Alemanha, tendo sido feita uma recolha de amostra de urina para análise que revelou a presença de eritropoietina (EPO).

Em comunicado publicado no respectiva página de internet, a Fidal exprimia-se profundamente desiludida e desapontada pelo sucedido, ao mesmo tempo que sublinhava a sua própria posição de firme condenação de qualquer forma de dopagem.