segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Bernd Kannenberg, campeão olímpico há 40 anos

Bernd Kannenberg (à dir.), preparando o ataque
a Soldatenko para ganhar os 50 km dos Jogos
Olímpicos de Munique, em 1972
Possivelmente, ninguém com 1,76 m de altura e 75 quilos de peso pensará tornar-se marchador de sucesso, mas essa não foi uma limitação para Bernhard Gerhard Kannenberg e enganaram-se os que mediram a capacidade competitiva do alemão-federal pela relação da fita métrica com a balança. Bernd Kannenberg é um ex-marchador alemão-federal nascido a 20 de Agosto de 1942 (fez 70 anos há poucos dias) na cidade de Königsberg, capital da província alemã da Prússia Oriental e, durante quase quinhentos anos, de todo o império da Prússia. No final da II Guerra Mundial (1945), a cidade foi tomada pelo Exército Vermelho, passou a fazer parte da União Soviética e, um ano depois, teve o nome mudado para Kalininegrado, fazendo hoje parte da província com o mesmo nome e que constitui um exclave russo entre a Lituânia e a Polónia.
 
Tinha Bernhard dois anos quando a família se mudou para Remscheidt, no vale do Reno, fugindo do avanço das tropas de Estaline sobre o território germânico. Por lá iria o pequeno iniciar-se nos estudos e na dedicação ao desporto, destacando-se na luta livre e no halterofilismo, modalidades em que se sagrou campeão regional pelo Club VfB Marathon de Remscheidt.
 
Incorporado no Exército Alemão no início da década de 1960, Bernd Kannenberg teria aí as primeiras experiências de voleibol e ginástica. Mas também de marcha, ainda não a marcha atlética, apenas a militar, na forma de grandes marchas pelos caminhos florestais. Seguindo por muito tempo a carreira das armas, seria a 6 de Setembro de 1969 que Kannenberg entraria pela primeira vez numa prova de marcha atlética, já com fins competitivos. Para esse dia, a escola de oficiais precisava de um atleta para completar a equipa para uma prova popular de 20 km a realizar perto de Nuremberga. Já com 27 anos, Bernd Kannenberg lá foi preencher a vaga e em boa hora o fez, dado que nesse dia nascia uma das lendas da marcha atlética mundial, um dos melhores exemplos de perfeição técnica.
 
Kannenberg foi o surpreendente vencedor do dia e, de prova em prova, de vitória em vitória, chegou à selecção nacional da República Federal Alemã, sendo seleccionado para os europeus de Helsínquia de 1971. Sairia da capital finlandesa com o nono lugar, mercê de uma marca de 1.32.06 h.

Enveredou depois pela distância longa, apresentando-se nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, bem perto de casa, para competir nos 20 e nos 50 km. Na prova mais curta acabou por não terminar, mas na mais longa manteve aceso duelo com o campeão da Europa do ano anterior, Veniamin Soldatenko. Kannenberg impôs-se com um novo recorde olímpico de 3.56.11 h, contra 3.58.24 h do soviético. Uma multidão de 80 mil espectadores aguardava o seu campeão nas bancadas do Estádio Olímpico. Era o dia 3 de Setembro. Faz hoje 40 anos.