sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Rio Maior no circuito europeu

A mascote do evento em foto do blogue Cidadania Rio Maior.
Montagem: O Marchador
A 6 de Abril de 2013 a cidade de Rio Maior acolherá a 22.ª edição do Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética, uma organização da Câmara Municipal de Rio Maior, do Clube de Natação de Rio Maior e da Desmor E.E.M.

Após vários anos incluída no Challenge Mundial de Marcha, os organizadores da competição decidiram não renovar a candidatura embora mantendo a intenção de incluí-la no grupo das provas pontuáveis para a categoria “C” do Challenge da AIFA (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

“Os encargos com alojamentos, viagens e prémios, que nos eram impostos, afiguraram-se incomportáveis para o orçamento da prova”, disse Jorge Miguel, um dos grandes responsáveis pela implementação e prestígio que a competição granjeou ao longo dos anos, atraindo a presença de atletas de mais de 40 países.

No entanto, a prova continuará a dispor de boas condições, até melhoradas, para atrair atletas que pretendam realizar boas “performances” e obter mínimos de qualificação para as grandes competições internacionais.

Ainda segundo Jorge Miguel, estará assegurada a presença de uma equipa de juízes internacionais de marcha e os atletas, no próximo ano, terão à sua espera um piso totalmente novo.

O calendário para os eventos “EA – Permit Meetings”, apresentado pela Associação Europeia de Atletismo, é o seguinte:

17 de Março: Troféu Lugano - Memorial Mario Albisetti, Lugano, Suíça
6 de Abril: Grande Prémio de Rio Maior, Rio Maior, Portugal
13 de Abril: Podebrady, Podebrady, República Checa
29 de Junho: Dublin Grand Prix, Dublin, Irlanda

Alteração produzida em 12 Outubro:
23 de Março: Dudinska 50, Dudince, Eslováquia - "National Permit"