sábado, 3 de novembro de 2012

Jorge Vieira é o novo presidente da FPA

Jorge Vieira, hoje eleito presidente da FPA.
Foto: Marcelino Almeida/Revista Atletismo
A lista B, encabeçada por Jorge Vieira, venceu esta tarde as eleições para a direcção da Federação Portuguesa de Atletismo, realizadas no auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa, recolhendo 40 votos, contra 19 da lista A, liderada por Leonel Carvalho, um voto branco e nenhum voto na lista C, que apresentava Vítor Mano como cabeça-de-lista. Com este resultado, Jorge Vieira torna-se presidente da FPA para um mandato de quatro anos até 2016, sucedendo a Fernando Mota, que liderou a entidade nos últimos 19 anos.
 
Durante a campanha eleitoral, a lista B tinha estabelecido como orientações estratégicas de base a captação de novas fontes de financiamento e o aprofundamento de medidas de racionalização das despesas, a promoção da qualidade a todos os níveis, a elevação do nível dos resultados internacionais, a formação de quadros, a ênfase na detecção, selecção e promoção de talentos, o atletismo na escola, a participação das associações distritais, com atenção especial ao trabalho de proximidade com as associações e com os clubes.
 
A lista vencedora leva para a direcção federativa (ou mantém nela) nomes como os dos atletas Susana Feitor, Edivaldo Monteiro, José Regalo, Fernanda Ribeiro e Paulo Bernardo e dirigentes experimentados, como Samuel Lopes, Fernando Tavares, Luís Figueiredo, Rui Loução e José Luís Honório.

De assinalar que, para os restantes órgãos, também da lista B foram eleitos o Conselho de Arbitragem, presidido pelo juiz de marcha de Grau A Hugo Pacheco, o Conselho Fiscal (presidente: Orlando Silva), o Conselho de Disciplina (presidente: Pedro Conceição) e o Conselho de Justiça (presidente: José Manuel Falcato), enquanto a lista A elegia a Mesa da Assembleia Geral (presidente: Alberto Coelho).
 
O novo presidente da FPA tem 57 anos, cumpridos precisamente neste dia de vitória eleitoral, tendo desempenhado funções de treinador no Benfica, no CDUL e no Sporting, além de ter sido director técnico nacional. Antes desta vitória era vice-presidente da FPA, sendo igualmente director do Centro de Alto Rendimento do Jamor.