sexta-feira, 2 de novembro de 2012

XI Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere

António Gonçalves, dinamizador do evento.
Foto: O Marchador.
A vila beiroa de Alvaiázere vai acolher dia 3 de novembro a XI Légua de Marcha Atlética (XIII Grande Prémio), iniciativa desde sempre organizada pelo jornal «O Alvaiazerense» e pelo Grupo de Amigos de Casais do Vento.

As provas serão disputadas num circuito de 500 metros junto à Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira e terão início às 15h00, com a realização das competições masculina e feminina de 1 km para benjamins. A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 2 km para infantis e iniciados e desporto especial. O último tiro está marcado para as 16h30, quando saírem os participantes nas provas masculinas de juniores, seniores e veteranos de 5 km.

De assinalar o trabalho empenhado de António Gonçalves, principal dinamizador da iniciativa que reuniu, no ano passado, quase centena e meia de participantes, esperando os organizadores número idêntico, este ano.

Além dos troféus atribuídos aos cinco melhores classificados e medalhas a todos os participantes, serão ainda instituídos prémios monetários (três primeiros absolutos masculinos e femininos e cinco primeiras equipas da geral colectiva).

É de elogiar o empenho e o contributo importante dos organizadores da iniciativa para o desenvolvimento da marcha atlética em Portugal, numa época de dificuldades de vária ordem.

Para António Gonçalves, as dificuldades em organizar a prova são evidentes mas não existe nem desmerecimento nem desânimos:

“Os apoios são cada vez menos, compreendendo-se, de certo modo, face à conjuntura económica atual. Vale-nos a colaboração da Câmara Municipal de Alvaiázere e das 7 Juntas de Freguesia do concelho, bem como da Escola C+S, essencialmente no apoio logístico”.

Para o mentor da competição, que orienta tecnicamente um grupo de jovens marchadores da região, responsável ainda pela carreira do internacional júnior Bruno Pedro, o trabalho dos responsáveis do jornal “O Alvaiazerense” tem sido, de facto, notável.

Desde as primeiras edições da prova, com o empenhamento de Teodora Carmo, ex-diretora do jornal, até às edições subsequentes, com o envolvimento do atual diretor, Rui Oliveira, tem-se conseguido que muito dos apoios à prova venham de colaboradores e anunciantes da referida publicação, de periodicidade mensal e que com interregno mais ou menos longos, regista o primeiro lançamento no ano de 1861.

Como vai sendo habitual na terra do chícharo, atletas, treinadores, dirigentes e convidados serão chamados a juntarem-se, após o término das provas, para o convívio de encerramento, onde acompanharão a cerimónia de premiação e lhes será oferecido, gentilmente, um lanche.

Este blogue disponibiliza na secção «Docs» o programa de provas.