sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

35.ª edição do Grande Prémio de Natal, este domingo, em Lisboa

Isilda Gonçalves, vencedora, em 5 edições,
nos anos de 1986, 1987, 1989, 1998 e 1999.
Foto (arquivo) O Marchador.
A Associação de Atletismo de Lisboa vai organizar, como é tradicional nesta época do ano, o seu Grande Prémio de Natal, com a realização de provas de marcha para todos os escalões etários. O circuito, de 1 km, estará instalado no coração da capital, entre a Praça dos Restauradores e a Avenida da Liberdade.

Pelas 9:45 horas, será dado o tiro de partida das provas de Benjamins B e Infantis (2 km) e de iniciados (3 km), para ambos os sexos. Ás 10:15 horas será a vez dos juvenis, juniores, seniores e veteranos, que medirão forças na distância de 5 km.

Realizada desde 1978, praticamente sem interrupções, a prova, nesse ano, e durante várias edições, teve uma característica diferente. Os atletas masculinos (as senhoras estrearam-se em 1983), partiam da Avenida Norton de Matos (segunda circular), no enquadramento da Quinta de S. Vicente (o cenário das periferias da segunda circular desses tempos era bem diferente dos tempos atuais), passavam pelo Campo Grande, Campo Pequeno, Saldanha, Marquês de Pombal, percorrendo toda a Avenida da Liberdade para, finalmente, terminarem na Praça dos Restauradores, numa distância de 6.400 metros.

Mário Paiva, que dirigiu os destinos da Associação de Atletismo de Lisboa por vários anos, era em 1978 o seu presidente. Foi empreendedor e teve uma visão globalizante do atletismo. Muito se lhe deve, sem dúvida, o incremento da especialidade, nessa época. Apoiou a formação de uma comissão de marcha, no seio da AAL, que trabalhou, afincadamente, para a para a promoção da especialidade. Era composta por Aires Denis (presidente), Albino Silva (tesoureiro), José Domingues (secretário) e Paulo Alves e Luís Dias (vogais). 

Os atletas com mais vitórias na prova são, nos homens, José Pinto (9), João Vieira (5), Luís Silva (5), e José Urbano (4), e, nas mulheres, Isilda Gonçalves (5), Kristina Saltanovic (4), Susana Feitor (3), Vera Santos (3) e Paula Gracioso (3).

A grelha de prémios destina aos primeiros classificados 900 euros para as principais provas de corrida, 8 primeiros nos homens e 6 primeiras nas senhoras, e 400 euros para as principais provas de marcha, 5 primeiros, em ambos os sexos.

Num cenário em quem, previsivelmente, o número de atletas olímpicos participantes nas provas de marcha é superior aos da corrida, a distribuição dos prémios monetários (corrida e marcha), é algo desproporcional. Refere-se, no entanto, que os ditos prémios são de montante igual na marcha, para os dois sexos, ao contrário do que acontece na corrida.