sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mestre Nuno (Valente)

Nuno Valente. Fotos: Luis Assunção.
Montagem: O Marchador
Com a devida vénia, publicamos um texto extraído do «facebook» da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua, instituição fundada em 25 de outubro de 1985, na vila de Válega, distrito de Aveiro.

O seu autor, José Eduardo, é o treinador do marchador Nuno Valente.

«O Marchador» aproveita a oportunidade para felicitar o atleta pelos seus êxitos académicos.


“MESTRE NUNO

As folhas caducas transformaram o chão numa paleta de cores. Os entardeceres traziam os primeiros frios. O século XX ameaçava deixar-nos. A pequena Albina, um metro e meio de gente com quilómetros de genica veio com o seu rebento mais novo, um rapazito algo franzino, sardento de cabelo encaracolado, quase com 13 anos, saber se e como o filho poderia praticar atletismo no grupo que veio a gerar a secção de atletismo da ACRVD. Foi assim que o destino nos uniu.

Soubemos depois que o reguila era “bolseiro” da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes, porque tinha sido o melhor aluno nos quatro anos do primeiro ciclo. E repetiu a façanha nos 7(!) anos seguintes na Escola Monsenhor Miguel de Oliveira e Secundária Júlio Dinis. Foi tendo prestações de relevo nas atividades extra-curriculares desde o desporto escolar até às olimpíadas de matemática, etc. Entrou na Universidade de Aveiro e licenciou-se em Bioquímica.

No atletismo foi campeão distrital desde infantil a sénior. Foi campeão nacional. Foi atleta do ano da Associação de Atletismo de Aveiro por duas vezes.

Hoje, 6 de dezembro de 2012, 31 dias antes de completar 25 anos, o Nuno Valente concluiu o seu mestrado em Química com 19 valores na tese e 17 no mestrado.

Parabéns Mestre Nuno.

A Albina não veio contigo hoje acompanhar-te ao treino – como há 12 anos – mas está orgulhosa de ti. Estamos todos.

És um exemplo para nós.”