quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Fernández anunciou retirada


Francisco Fernández e Jefferson Pérez em Osaca 2007.
Foto: facebook de Jefferson Pérez.
Francisco “Paquillo” Fernández, aos 34 anos de idade anunciou, em comunicado, a sua retirada da alta competição, afirmando já não se sentir motivado para competir, de igual para igual, com os melhores do mundo.

Paquillo, especialista nos 20 km marcha, foi vice-campeão olímpico (Atenas, 2004), vice-campeão mundial por três vezes (Paris, 2003, Paris, 2003, e Helsínquia, 2005), e campeão europeu por duas vezes (Munique, 2002, e Gotemburgo 2006), além de ter ganho as Taças do Mundo de Marcha na Corunha, em 2006, e em Cheboksary, em 2008.

Dizendo-se orgulhoso do seu percurso desportivo, reafirmou que os êxitos e as medalhas que alcançou foram sempre fruto de muito trabalho e profissionalismo.

Implicado na operação Grial quando, em 2009, foram encontrados, na sua casa, produtos dopantes, Fernández viria a ser suspenso por um período de 2 anos. Reduzida a sanção a 1 ano atendendo à sua colaboração na investigação policial, viu, posteriormente, ser-lhe anulada tal decisão pelo Tribunal Desportivo de Arbitragem (TAS), em face do recurso apresentado pela IAAF.

Na despedida, “Paco”, deixou palavras de agradecimento a familiares e amigos, não esquecendo os treinadores Manuel Alcalde, já falecido e que o lançou na especialidade, e José Manuel Rodriguez, o último. “Sem eles não teria conseguido muitos dos êxitos e medalhas que alcancei”, disse Fernández.