quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

LAMBERTO VACCHI

Lamberto Vacchi na edição de 1999 do G. Prémio
de L'Hospitalet. Foto: arquivo O Marchador.
Lamberto Vacchi comemora, hoje, o seu 73.º aniversário, razão pela qual a equipa do blogue “O Marchador” lhe envia um grande abraço de parabéns.

Natural de Bolonha, Itália, este afável juiz de atletismo (desde 1969), foi presidente do órgão dirigente dos juízes transalpinos de 2009 a 2013, desempenhando, ao longo da sua atividade desportiva, cargos de relevância na organização de eventos internacionais no seu país.

Casado, com dois filhos e quatro netos, uma família de desportistas, Vacchi, gerente bancário (reformado em 1993), anunciou agora a sua retirada da cena internacional. Os campeonatos europeus de sub-23, que terão lugar em Tampere, em julho do corrente ano, constituirão a última nomeação internacional.

É vasto e rico o currículo desportivo de Vacchi, que foi formador de milhares de juízes italianos, nas diversas especialidades, intervindo, também, na formação e certificação de juízes internacionais de marcha. Na qualidade de juiz especialista de marcha, atuou, entre outras inúmeras provas internacionais, nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), e de Sydney (2000), aqui nomeado juiz-chefe, e em três edições de mundiais de atletismo: Tóquio (1991), Gotemburgo (1995), juiz-chefe nos 10 km femininos, e Sevilha (1999). Também esteve em duas Taças do Mundo de Marcha: Monterrey (1993) e Mézidon (1999).

No âmbito da realização do Grande Prémio Internacional de Rio Maior desempenhou funções, numa das edições, de delegado da federação internacional e, em outra, de juiz de marcha, pautando sempre as suas intervenções com grande lisura e competência.

Felicidades, Lamberto!