quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Olga Kaniskina e os mundiais de Moscovo

O Presidente da Rússia, Dmitry Medvedev e Olga
Kaniskina, no Kremlin. Foto: Serviço de
imprensa da presidência russa.

“Após os Jogos Olímpicos de Londres, tomei a decisão de prolongar, por mais um ano, a minha carreira, pensando nos mundiais de Moscovo”, declarou Kaniskina à imprensa do seu país, acrescentando que não pode prever, neste momento, o nível da sua prestação em agosto. “Tudo dependerá da evolução da minha preparação”, disse.

Kaniskina deu nas vistas em 2006, nos europeus de Gotemburgo, ao alcançar a medalha de prata. No ano seguinte, em Osaca, surpreendeu a comunidade atlética com aquele que viria a ser o primeiro título mundial, seguindo-se um período de invencibilidade até ao ano passado.

Campeã olímpica em Pequim, em 2008, tri-campeã mundial nos 20 km marcha, a atleta que recentemente comemorou o seu 28.º aniversário (19 de janeiro), foi uma das protagonistas nos 20 km marcha dos Jogos de Londres, com um final verdadeiramente emotivo. A 100 metros do final da prova, e depois de ter estado na liderança durante quase toda a prova, viu a sua compatriota Lashmanova negar-lhe o segundo título olímpico consecutivo.

Contudo, Kaniskina acabou por realizar, em Londres, a sua melhor perfomance de sempre (1.25.09), a apenas 1 segundo do anterior máximo mundial, batido por Lashmanova. Já tinha feito melhor (1.24.56) quando se classificou atrás da sua compatriota Olimpiada Ivanova (1.24.50) que estabeleceria o recorde mundial, mas tal resultado não foi homologado pela IAAF dado o número insuficiente de juízes internacionais de marcha aí presentes, à luz do regulamento.

Kaniskina não competirá nos campeonatos nacionais que se realizarão este mês em Sochi, regressando a Saransk após concluir mais uma etapa da sua preparação que tem decorrido na cidade que acolherá os Jogos Olímpicos de Inverno. Note-se que a atleta, na qualidade de detentora do título mundial, avançará para Moscovo com o “wild-card”.