sábado, 16 de março de 2013

11.º Memorial Mario Albisetti este domingo em Lugano

As irmãs Polli no cartaz do evento.
A cidade Suíça de Lugano acolhe este domingo os participantes no 11.º Memorial Mario Albisetti, designação do troféu que desde 2003 tem vindo a ter lugar junto às margens do lago com o mesmo nome da cidade (e do cantão). Com 250 atletas, de 25 países, inscritos para as diferentes provas a partir de iniciados, espera-se a presença de alguns dos melhores especialistas mundiais para uma jornada de competição a contar para o Challenge de Marcha da AIFA.
 
Na prova masculina de 20 km, realce para os fortes contingentes da China e do México, que apresentam nomes como Wang Zhen e Si Tianfeng, pelos chineses, e de Éder Sánchez e dos irmãos Ever e Isaac Palma, pelos mexicanos. A estes juntam-se outros favoritos, como o guatemaleco Erick Barrondo (vice-campeão olímpico da distância) e o irlandês Robert Heffernan.
 
No sector feminino, onde também se competirá sobre 20 km, destaque para a presença esperada da chinesa Liu Hong, vice-campeã mundial de Daegu-2011, e da italiana Elisa Rigaudo. A superpoderosa Rússia inscreveu quatro atletas de segunda linha, lideradas pela quase veterana Evdokiya Korotkova, detentora de um máximo pessoal de 1.29.44 h.
 
Ao contrário do sucedido em anos passados, Portugal não terá atletas a alinhar nas competições, facto a que não deverá ser estranha a coincidência da realização dos Campeonatos de Portugal de marcha em estrada no mesmo fim-de-semana (tal como já sucedera em 2012).
 
No histórico de Troféu Lugano, Memorial Mario Albisetti, no mesmo palco que viu nascer a Taça do Mundo de Marcha em 1961, já triunfaram atletas como o chinês Wang Zhen, o russo Aleksandr Yargunkin e os italianos Michele Didoni e Alex Schwazer, este por duas vezes, em 2010 e 2012, obtendo no ano passado a espantosa marca de 1.17.30 h, que acabou por permanecer como a melhor mundial do ano.
 
A russa Tatyana Sibileva foi a vencedora feminina de 2012, registando a melhor marca de sempre neste grande prémio: 1.28.03 h. Recorde-se que em 2010 Inês Henriques obteve a melhor classificação de sempre de marchadores portugueses no Troféu Lugano, com o terceiro lugar. No mesmo ano, Ana Cabecinha foi sexta, melhorando um lugar no ano seguinte.
 
Para este torneio foram nomeados os seguintes juízes de marcha: Frédéric Bianchi (Suíça, juiz-chefe), Dominique Ansermet (Suíça), Jens Grünberg (Alemanha), Miloslav Lapka (República  Checa), Peter Marlow (Reino Unido), Maris Peterson (Rússia) e Lamberto Vacchi (Itália). O delegado técnico da Associação Europeia de Atletismo será Luís Dias, repetindo as funções já ali desempenhadas em 2007 e 2008.