terça-feira, 12 de março de 2013

Campeonatos da Ásia dão recorde japonês de 20 km a Suzuki

Yusuke Suzuki. Foto: AP
Yusuke Suzuki estabeleceu este domingo um novo máximo masculino do Japão em 20 km marcha, ao vencer em Nomi a prova da distância nos Campeonatos da Ásia de Marcha Atlética, com 1.18.34 h. Este resultado permitiu a Suzuki retirar 28 segundos ao anterior recorde nacional, que o mesmo atleta registara em 17 de Fevereiro último, durante os Campeonatos do Japão, realizados em Kobe.

A marca obtida permitiu ao marchador japonês acumular na meta uma vantagem de quase três minutos sobre o segundo classificado, Li Tianlei, da China, creditado com 1.21.28 h. O indiano Gumreet Singh fecharia o pódio com apenas mais dez segundos que o consagrado chinês.

Yusuke Suzuki, de 25 anos, já habituou os espectadores da marcha atlética a grandes cavalgadas no início de importantes competições de 20 km, como sucedeu nos mundiais de Daegu (2011) e nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), em ambas acabando por fraquejar e por se afundar na classificação. Desta vez, o já habitual empenho inicial do atleta foi premiado com uma excelente marca, alcançada em condições que ninguém consideraria à partida abrir possibilidade de grandes marcas: frio, vento, chuva por vezes forte e um circuito de dois quilómetros com nada menos que sete curvas. Ou seja, tudo menos condições óptimas para a obtenção de resultados com a qualidade do obtido por Suzuki. Aliás, a generalidade dos atletas nem procedeu ao habitual aquecimento, por receio de ensopar e de enregelar.

A meio da prova, Yusuke Suzuki passava com 38.43 m, marca que o deixava na linha de ataque ao recorde mundial do russo Vladimir Kanaykin (1.17.16). Mas, apesar de a progressiva desaceleração ter afastado essa expectativa, nada impediu o novo recorde nacional e a vitória na prova por larga margem.

Na luta pelo segundo lugar, Li Tianlei e Gurmeet Singh nunca estiveram muito afastados, com o marchador da Índia a recuperar na segunda metade algum do terreno perdido na fase inicial para o chinês. Singh pode representar a esperança de ver a sua nação-continente tornar-se a breve trecho uma nova potência mundial da marcha.

Também a prova feminina foi marcada por um recital a solo, neste caso com Kumi Otoshi como primeira figura. Enfrentando também ela condições atmosféricas muito duras, Otoshi não teve oposição da parte das colegas de prova, terminando com 1.33.49, marca pouco expressiva para quem detém como recorde pessoal 1.29.11 h (Kobe, 20/2/2011) mas garantindo quase dois minutos de avanço sobre a segunda, a vietnamita Nguyen Thi Thanh Phuc (1.35.26).

A marchadora do Vietname estreou-se em competições internacionais nos campeonatos asiáticos de há um ano, também em Nomi, alcançando nessa ocasião os mínimos B para os Jogos de Londres. Com o irmão Nguyen Thanh Ngung (5.º masculino nestes campeonatos), a agora vice-campeã da Ásia forma o par de dominadores da marcha num país que dá os primeiros passos na ribalta internacional da disciplina, tal como o Irão, que aqui teve o quarto classificado masculino, Ebrahim Rahimian Khanghah (1.24.08).

Resultados
20 km masculinos
1.º, Yusuke Suzuki (Japão) 1.18.34
2.º, Li Tianlei (China) 1.21.28
3.º, Gumreet Singh (Índia) 1.21.38
4.º, Ebrahim Rahimian Khanghah (Irão) 1.24.08
5.º, Nguyen Thanh Ngung (Vietname) 1.27.30

20 km femininos
1.ª, Kumi Otoshi (Japão) 1.33.49
2.ª, Nguyen Thi Thanh Phuc (Vietname) 1.35.26
3.ª, Geun Yeon Jeon (Coreia do Sul) 1.35.49
4.ª, Khushbir Kaur (Índia) 1.37.32
5.ª, Chia-Feng Chang (Formosa) 1.40.46

Com AIFA