sexta-feira, 31 de maio de 2013

Joaquim Machado, 1940-2013

Vítima de ataque cardíaco, morreu esta quinta-feira Joaquim Francisco Machado, antigo dirigente da Associação Desportiva de Oeiras e, mais tarde, do Núcleo de Atletismo de Oeiras.

Joaquim Machado, que contava 72 anos, foi elemento muito activo na dinamização da marcha atlética no concelho de Oeiras, onde, com a esposa, a quem todos tratavam carinhosamente por D. Aninhas, organizou inúmeras actividades na década de 1980 e início de 1990. Nos primeiros desses tempos foi mesmo companheiro de acção de outro saudoso dirigente da marcha em Oeiras, Albino Silva, de quem, pode dizer-se, recebeu o testemunho do apego ao desporto.

Com um entusiasmo contagiante por esta actividade desportiva, viu todos os seus filhos (Paulo Jorge, Ana Paula, Pedro, Nuno e ainda o mais pequeno de todos, Sérgio) dedicarem-se à prática da marcha. Era pai "adoptivo" de Mafalda e Tomé.

Sócio do Clube Português de Marcha Atlética, de cujo Conselho Fiscal foi presidente durante anos, Joaquim Machado tinha na potência da voz e na capacidade de improviso duas das suas facetas mais conhecidas. Foi por essa razão que por várias vezes apresentou a FAMA – Festa Anual da Marcha Atlética, um grande momento de confraternização dos marchadores naquela época.

Joaquim Machado fica na história da marcha atlética em Portugal como um dos pioneiros que permitiram a esta modalidade desenvolver-se antes de alcançar o nível técnico e organizativo que mais tarde viria a revelar.

À família e aos amigos de Joaquim Machado, a equipa do blogue O Marchador expressa sentidas condolências.

Colaboração: Ana Toureiro