sábado, 22 de junho de 2013

49 marchadores inscritos nos Nacionais de Juvenis

Guimarães recebeu em 2010 os campeonatos de juvenis, com a
foto a ilustrar a fase inicial da prova de marcha feminina.
Foto: TomarACorrida.
 
Guimarães, Cidade Europeia do Desporto 2013, vai acolher, neste fim-de-semana, os Campeonatos Nacionais de Juvenis, que prometem constituir uma jornada muito participada e competitiva, e uma oportunidade mais na observação, pela equipa técnica da FPA, dos atletas que competirão nos Campeonatos do Mundo de Juvenis, a realizarem-se no próximo mês de julho, em Donetsk, na Ucrânia.

As provas de marcha, na distância de 5.000 metros, com mínimos bem acessíveis, são das mais participadas, tendo-se inscrito 23 atletas masculinos (mínimos: 29.00,00) e 26 atletas femininos (mínimos: 31.00,00). As provas realizar-se-ão, em simultâneo, pelas 19:25 horas, os rapazes nas pistas 1 a 4 e as meninas nas pistas 5 a 8.

Os detentores das melhores marcas do ano são, no setor feminino, Edna Barros, do Clube Oriental de Pechão, com 24.53 tempo realizado nos nacionais de estrada, no Montijo, em 16 de março, e, no setor masculino, Hélder Santos, atleta individual, de Setúbal, com 22.18,50, tempo obtido naquela cidade, em 2 de fevereiro, e Miguel Rodrigues, do Clube de Natação de Rio Maior, com 22.50,73, tempo obtido no Olímpico Jovem, disputado em Fátima, no princípio do mês. Todos eles têm mínimos para o Mundial da categoria, no caso dos masculinos, realizados na distância de 10.000 m.

As edições de 2011 e 2012 foram vencidas pelos atletas de Rio Maior, Mara Ribeiro, com tempos na ordem dos 25 minutos, e Miguel Carvalho, com marcas abaixo dos 23 minutos, ambos juniores este ano.

Já têm mais de 20 anos os recordes nacionais de juvenis na distância, sendo deles detentores Susana Feitor (CNRM), com 21.30,91, tempo obtido em Viena de Áustria, em 1992, e Joaquim Pentieiro (CIPA), com 21.16,88, marca alcançada em Lisboa, no Estádio Nacional, também em 1992.

A equipa de juízes de marcha vai ser composta por José Dias, juiz-chefe (juiz internacional de marcha), André Brito (painel nacional A), Bruno Fernandes, Sérgio Pereira e Ermelinda Brito (painel nacional B).

Aproveitando a oportunidade da realização da competição em Braga, está previsto fazer-se uma ação direcionada para a componente prática, com a intervenção de juízes da Associação de Atletismo de Braga, sob coordenação de José Dias.

Lista de inscritos por clube:

Masculinos (23)
MGBOOS (4) - Vitor Ramos, Ricardo Bernardino, Hélder Gonçalves e André Antunes;
CD Quarteira (3) - Artur Domingos, Nuno Barros e Rodrigo Marques;
GDP Chão Duro (2) - Luís Rafael e Júlio Teran;
AC Alfenense (1) - Alexandre Costa;
AC Bunheirense (1) - Joaquim Rodrigues;
ACR Mealhada (1) - Rui Rodrigues;
A Jardim da Serra (1) - Xavier Sousa;
CA Ferreira do Zêzere (1) - Luís Mota;
CA Marinha Grande (1) - Vasco Santos;
CN Rio Maior (1) - Miguel Rodrigues;
CP Alcanena (1) - Cláudio Cotrim;
CRD Santaluziense (1) - Diogo Livramento;
Cyclones Sanitop (1) - Diogo Rodrigues;
GA Casais do Vento (1) - Marco Graça;
GD Moure (1) - Vítor Guedes;
Individual (Setúbal) (1) - Hélder Santos;
CDCJ Ilha Verde (1) - Pedro Amaral.

Femininos (26)
CO Pechão (8) - Edna Barros, Liandra Gonçalves, Laura Leal, Carolina Costa, Marta Leal, Inês Estrela, Rafaela Dôres e Mariana Miguel;
CD Quarteira (3) - Catarina Marques, Olha Pokotylo e Cátia Rebelo;
ACR Mealhada (2) - Raquel Botelho e Carla Figueiredo;
CN Rio Maior (2) - Salomé Santos e Rita Ribeiro;
CS Marítimo (2) - Cláudia Silva e Isabel Oliveira;
GDP Chão Duro (2) - Maria Beatriz Fernandes e Inês Almeida;
AC Vermoil (1) - Diana Cordeiro;
CA Baixa da Banheira (1) - Ana Leonor;
CA Marinha Grande (1) - Marisa Paulino;
CDE Fuzeiros (1) - Bianca Amaral;
GD Pedreiras (1) - Rita Vazão;
J Vidigalense (1) - Tânia Pires;

MGBOOS (1) - Ana Maduro.