terça-feira, 4 de junho de 2013

Espanha divulga os nove marchadores para Moscovo

20 anos depois de ter sido campeão do mundo, Jesús García
estará em Moscovo para os seus 11.os mundiais.
Foto: Sporting Heroes
A Federação Espanhola de Atletismo (RFEA) divulgou esta segunda-feira a composição da selecção nacional para os Campeonatos do Mundo de Moscovo, no que às três provas de marcha diz respeito.

Com vista àquela competição a desenrolar de 10 a 18 de Agosto e na sequência da proposta apresentada por Santiago Pérez, responsável nacional pela marcha no comité técnico da RFEA, o director técnico nacional Ramón Cid fez a seguinte escolha:

20 km femininos - Beatriz Pascual, Julia Takacs e Lorena Luaces;
20 km masculinos - Miguel Ángel López, Francisco Arcilla e Álvaro Martín;
50 km - Jesús García, Claudio Villanueva e José Ignacio Díaz.

Como se nota, esta é uma formação que, mais uma vez, alia a experiência de atletas consagrados à juventude de atletas em início de carreira internacional. Jesús García vai apresentar-se em Moscovo para os seus 11.os mundiais de atletismo consecutivos, 20 anos passados sobre a sua vitória na mesma distância (50 km) nos campeonatos do mundo de 1993, em Estugarda.

Nas provas de 20 km, destaque para Miguel Ángel López, quinto classificado nos Jogos Olímpicos de Londres e segundo na recente Taça da Europa de Marcha de Dudince, enquanto no sector feminino Beatriz Pascual se apresenta como a mais experiente e consagrada da equipa.

Uma demonstração de atempada informação divulgada pelos nossos vizinhos, em contraste com o que se passa em Portugal, onde vai ser necessário esperar até 1 de Agosto para se conhecer a composição definitiva do seleccionado. É certo que são conhecidos os critérios de selecção mas, até ao presente, nada foi divulgado oficialmente pela federação quanto aos atletas a representar o país nestes mundiais, apesar de ter terminado já em 19 de Maio o prazo para a obtenção de mínimos nos 50 km e de nessa mesma data ter ficado definido, na sequência da Taça da Europa de Marcha, o nome da terceira atleta nos 20 km femininos.