quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A beleza da marcha em imagens fotográficas

Fotos de Jeff Salvage.
A celebração dos Campeonatos do Mundo de Atletismo ainda a decorrer em Moscovo deram oportunidade à transmissão de excelentes espectáculos de marcha atlética, com as provas da especialidade transmitidas na totalidade, pelo menos em Portugal. Esse é um facto que merece ser saudado, uma vez que nem sempre tem sido assim nas grandes competições internacionais de atletismo (e menos ainda nas unicamente dedicadas à marcha).
 
Os espectáculos proporcionados valeram tanto pela emoção competitiva como pela beleza plástica da própria modalidade, cujos adeptos lhe reconhecem elevado valor estético. Seja na imagem «em movimento» (filme) seja na imagem estática (fotografia), as melhores representações da marcha atlética são obras que, pela qualidade artística, se tornam muito atractivas não apenas para os apreciadores da modalidade.
 
No final destes campeonatos (ou mesmo no seu decorrer) terão surgido numerosos filmes, acessíveis através das plataformas existentes para a sua divulgação. Trabalhos de profissionais ou de amadores, a eles se juntam os mais belos instantâneos captados pelos fotógrafos acreditados pelas agências internacionais junto do comité organizador ou por fotógrafos amadores que, do seu bolso, custeiam frequentes deslocações aos locais de competição para obter «aquela» imagem do momento decisivo, irrepetível, que fica gravado para a posteridade.

Para os interessados, sugere-se a visita ao espaço criado pelo antigo marchador dos Estados Unidos Jeff Salvage, com imagens de muitas competições internacionais, incluindo estes 14.os Campeonatos do Mundo de Atletismo, aqui.