quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Balanço da marcha portuguesa em Moscovo: 20 km femininos

A marcha feminina em Moscovo representada por Vera Santos,
Inês Henriques e Ana Cabecinha. Foto: Filipe Oliveira/Atleta-Digital.
A prova feminina dos 20 km marcha dos mundiais de Moscovo suscitava boas expectativas quanto ao desempenho das atletas portuguesas. Sabia-se que Ana Cabecinha e Inês Henriques se encontravam em boas condições e que Vera Santos se reaproximara da melhor forma. Um resultado ao nível do recorde nacional seria uma surpresa, mas de resto tudo era de esperar.
 
Inês Henriques e Ana Cabecinha mantiveram-se sempre com a situação controlada, mas não demonstrando à-vontade suficiente para chegar aos lugares da decisão. Mesmo quando Inês (e Ana também) forçou na perseguição às líderes Anežka Drahotová e Elisa Rigaudo, o resultado foi menos positivo do que se desejava, já que a atleta de Rio Maior acabou por acumular notas de desclassificação que lhe condicionaram o empenho no resto da prova.
 
Aparentemente menos segura de si e, talvez por isso, mais cautelosa, Ana Cabecinha teve maior contenção (ainda que sempre junto de Inês, mesmo nos momentos de maior esforço) e terá por isso colhido melhores frutos, terminando em lugar de finalista (8.ª), sendo Inês a 11.ª
 
Vera Santos manteve-se sempre mais discreta mas também em alto desempenho, pelo menos considerando a sua condição no momento. Foi pena ter ficado um lugar fora das 16 primeiras, mas a marca (1.31.36) era a sua segunda melhor do ano.
 
Em termos comparativos, já em várias edições tinham sido conseguidas melhores classificações por estas três atletas. Ana Cabecinha fora sétima há dois anos em Daegu, Inês Henriques tinha um sétimo lugar de Ósaca-2007 e Vera Santos tinha sido quinta em Berlim-2009. 

Mas, combinando classificações com marcas, conclui-se que estes campeonatos tiveram um nível qualitativo muito elevado. Repare-se que a marca de Ana Cabecinha (1.29.17) foi a segunda melhor de sempre de atletas portuguesas em mundiais, havendo apenas duas abaixo da hora e meia (esta incluída); o resultado de Inês Henriques (1.30.28) é o seu melhor de sempre em campeonatos do mundo e a quarta de marchadoras portuguesas nestas competições; e a de Vera Santos, não sendo a sua melhor em mundiais, é exactamente igual à obtida por Ana Cabecinha há dois anos, quando foi sétima.