sábado, 7 de setembro de 2013

Albino Silva, dedicado dirigente da Associação Desportiva de Oeiras

Albino Silva e o presidente do C.C.D. de Olivais Sul.
Em 1976, Albino Silva, grande impulsionador da marcha atlética, iniciou a divulgação da especialidade no seu concelho. Convidaria, mais tarde, Joaquim Machado para a direção do seu clube.

Em 20 de junho daquele ano, em colaboração com a Comissão de Marcha da Associação de Atletismo de Lisboa, o clube organizou a primeira jornada de divulgação. Participaram 55 atletas em representação de 6 clubes. Só a Associação Desportiva de Oeiras apresentou-se com 21. Albino Silva participou no evento. Foi o segundo veterano nos 15 km, realizando 1.57.28 h.

Em 9 de abril de 1978, por ocasião do 22.º aniversário, a Associação Desportiva de Oeiras organizou a II Prova das Comemorações em marcha atlética, constituindo o terceiro evento levado a cabo pelo clube, em três anos. A prova juntou cerca de noventa atletas, mais de metade dos quais em representação do clube organizador. Por curiosidade, diga-se que antes dos infantis existiam dois escalões, o mais baixo dos quais, designado por “pintainhos”.

Outra das curiosidades assinaladas no referido evento comemorativo, referia-se ao facto de, pela primeira vez, disputar-se em Portugal, uma prova com “características olímpicas”, na distância de 20 km, que percorreu grande parte das artérias de Oeiras. Participaram 9 atletas e os 5 primeiros foram, por esta ordem, Carlos Albano, Luís Dias, José Dias, José Pinto e José Tavares. Houve dúvidas quanto à distância efetivamente realizada e as marcas ficaram, para sempre, sob um ponto de interrogação.

Entre os participantes encontrava-se o veterano Albino Silva, o dinâmico dirigente que fez que a marcha tivesse em Oeiras um importante núcleo de desenvolvimento.

No final da década de 70 e durante boa parte da de 80, a Associação Desportiva de Oeiras trouxe mais de uma centena de jovens à prática da marcha atlética, alguns dos quais vieram a ter papel de destaque em competições de nível nacional e a integrar seleções de Lisboa e de Portugal.

Albino Silva viria a falecer em 1982 e o seu desaparecimento traduziu-se também no enfraquecimento do trabalho desenvolvido naquela coletividade oeirense. Durante algum tempo, Joaquim Machado garantiu a continuidade desse trabalho.

Na foto, Albino Silva, à esquerda, condecorado com a medalha de “Dirigente do Ano”, é cumprimentado pelo presidente do Centro de Cultura de Desporto de Olivais Sul, sr. Guedes, por ocasião da festa anual da marcha atlética, realizada na sede deste clube, que funcionava no Palácio do Contador-Mor, atualmente acolhendo a Bedeteca de Lisboa.